Novo espaço municipal de educaçâo para a arte

01.07.2015

Espaço de educação para a arte

O edifício da antiga esquadra da Polícia de Segurança Pública de Torres Vedras (localizado na lateral do Edifício dos Paços do Concelho) está a ser intervencionado para a criação nesse local de um espaço de atividades culturais e artísticas.

O rés do chão do mesmo funcionará como um espaço de receção e de atividades para crianças em idade pré-escolar, podendo, ocasionalmente, ser utilizado como área de exposição. Ainda neste piso haverá uma área administrativa e uma instalação sanitária infantil.

O primeiro piso do edifício funcionará como espaço de atividades para público em idade escolar, contando igualmente com instalações sanitárias (femininas, masculinas e para pessoas com mobilidade condicionada), bem como com uma zona de arrumos.

No segundo piso deste equipamento existirá um outro espaço polivalente, sendo que a partir deste aceder-se-á a um pequeno terraço.

Será instalado no edifício um ascensor para permitir a acessibilidade a indivíduos com mobilidade condicionada, para além de ser construída uma escada que ligará os vários pisos.

Tratando-se de um lote profundo, o posicionamento das escadas e da clarabóia que as ilumina reforça a iluminação natural nos três pisos.

De referir que no mesmo local já tinham funcionado as atividades do serviço educativo da Galeria Municipal, as quais foram transferidas para a contígua Travessa Luís Cardoso, voltando agora ao seu local de origem.

Recorde-se que este serviço educativo foi criado pela Câmara Municipal em 2003 na sequência da requalificação do Edifício dos Paços do Concelho e da criação no mesmo da Galeria Municipal.

A construção daquele novo edifício pedagógico insere-se assim na continuação da política municipal de educação e sensibilização da população para a arte...

NÚMEROS

• Área: 355 m2