Novo espaço traz "primavera" da juventude ao centro histórico

11.09.2017

O centro histórico de Torres Vedras conta com mais um espaço de serviços para aí transferido no intuito de dinamizar essa zona da cidade.

Trata-se do Espaço Primavera – Centro Municipal da Juventude, criado na Rua Miguel Bombarda, num edifício contíguo ao Edifício dos Paços do Concelho, onde em tempos funcionou a Casa Primavera.

Neste novo espaço funcionam o Posto de Informação Juvenil, o Gabinete de Apoio à Formação, Emprego e Qualificação e o Gabinete de Atendimento a Jovens e Adolescentes (Saúde Juvenil), onde são prestados os seguintes serviços:

Posto de Informação Juvenil
- Atendimento aos jovens
- Associativismo Juvenil
- Arrendamento Jovem
- Cartão Jovem Municipal
- Pousadas da Juventude
- Mobilidade juvenil | Programa Erasmus +
- Ocupação de Tempos Livres
- Serviço Pedagógico
- Voluntariado

Gabinete de Apoio à Formação, Emprego e Qualificação
- Orientação vocacional
- Experiências vocacionais (associações, autarquias e empresas do concelho)
- Ofertas formativas e de emprego
- Desenvolvimento de competências essenciais à inserção no mercado de trabalho
- Elaboração de Curriculum Vitae
- Preparação para entrevistas de trabalho
- Promoção de aprendizagem ao longo da vida e qualificação de ativos

Gabinete de Atendimento a Jovens e Adolescentes (Saúde Juvenil)
- Diagnóstico e encaminhamento
- Apoio e acompanhamento psicológico a adolescentes

Este equipamento conta ainda com uma zona de leitura (um espaço de estar informal que proporciona informação e leitura relacionadas com as atividades desenvolvidas no edifício) e uma sala polivalente (para atividades diversas como exposições, conferências ou workshops).

Na inauguração do Espaço Primavera – Centro Municipal da Juventude, que se realizou no dia 9 de setembro ao início da tarde, o presidente da Freguesia de Santa Maria, S. Pedro e Matacães, Francisco Martins, recordou o esforço realizado ao longo das últimas décadas na regeneração do centro histórico, nomeadamente no que concerne à sua revitalização por meio do tecido associativo.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal lembrou o tempo em que foi responsável pela área da Juventude desta entidade, durante o qual foi criado em Torres Vedras o Posto de Informação Juvenil (em 1991), tendo enaltecido o esforço realizado ao longo dos anos para proporcionar cada vez mais serviços aos jovens do concelho. Um caminho que, segundo Carlos Bernardes, continuará a ser trilhado, tendo aproveitado a ocasião para revelar que a Pousada da Juventude de Torres Vedras é atualmente uma das cinco com maior ocupação no país.

Presente neste ato inaugural esteve também o secretário de estado das Autarquias Locais, o torriense Carlos Miguel, que deu início ao processo de criação do Espaço Primavera quando desempenhava as funções de presidente da Câmara Municipal. Na sua intervenção elogiou o lettring utilizado neste novo espaço, em que as letras são aplicadas em tinta na própria parede, num estilo já de certa forma característico de Torres Vedras. Carlos Miguel referiu ainda a dificuldade de se encontrar espaços de grande dimensão no centro histórico para se instalar serviços, mostrando-se todavia convicto que a Câmara Municipal prosseguirá a sua política de dinamização desta área da cidade, também com o apoio a programas para fixação de residentes.

De referir ainda que a inauguração do Espaço Primavera contou com dança aérea, animação circense e percussão, levado a cabo no seu interior e na Praça do Município, pelos grupos artísticos torrienses Triângulo das Artes e Gondutiqui.

Última atualização: 18.02.2019 - 15:58 horas