Novo Museu Leonel Trindade será uma realidade

06.12.2006

A apresentação do programa museológico do novo Museu Municipal Leonel Trindade realizou-se no passado dia 27 de Outubro.
As linhas mestras da intervenção que será levada a cabo neste espaço, situado no antigo Convento da Graça, em Torres Vedras, passam por estabelecer uma efectiva relação entre o Museu e o Território, Comunidades e Patrimónios, com uma forte componente de História Social. Seguir-se-á um conjunto de princípios que pretendem criar um Museu creditado e integrado na respectiva Rede Nacional, cumprindo com os requisitos legais em vigor, e subscrevendo igualmente Cartas e Orientações, nacionais e internacionais, que o abrirão a novos públicos e a outras abordagens do Património.
Este equipamento contará com um novo circuito de acesso e novas valências técnicas: Salas de Tratamento, Inventário, Reservas Visitáveis, Conservação Preventiva, Loja e Serviço de Marketing, Centro de Documentação, Serviço Pedagógico-Educativo e Exposições com um itinerário diverso e diversificado, abrangendo desde a Arqueologia, à Pintura, passando pela Escultura, a Etnografia, o Património Industrial ou o Movimento Associativo - no fundo, partes de sucessivos quotidianos com que Torres Vedras se foi tecendo e escrevendo a sua História.
Este Museu terá, ainda, um serviço de cafetaria que, aliado a uma política de horários de funcionamento, poderá contribuir para uma nova vivência do seu espaço; bem como um Auditório, que permitirá o desenvolvimento de diferentes actividades que contribuam para a dinamização cultural da Cidade.
Pretende-se, assim, proporcionar novos serviços à população e construir um Museu do Século XXI, que, segundo a coordenadora deste Projecto de remodelação, Dr.ª Ana Paula Assunção, “encontre a alma do lugar, dos homens e mulheres que, com criatividade e engenho, nos deixaram testemunhos, não apenas de objectos, mas também de arte e de pensamento; onde se possa observar a História e o Património do concelho com uma atitude diferente, com um olhar que se espera de surpresa e descoberta...”.
Publicado: 22.04.2013 - 18:11 horas