Núcleo de Incubação Social, Artística e Empresarial

Fotografia do Núcleo de Incubação Social, Artística e Empresarial

PARU.03 – Núcleo de Incubação Social, Artística e Empresarial

Operação executada

Esta operação integra o Plano de Ação de Regeneração Urbana – PARU.

O Núcleo de Incubação Social, Artística e Empresarial consiste na criação de um equipamento municipal dotado de dois espaços distintos, mas complementares: residências artísticas (dedicadas a acolher artistas e criadores com projetos em curso no Concelho) e uma incubadora para empresas criativas com projetos na área social (com espaços de trabalho individual e colaborativo).

O programa funcional respetivo distribui-se por um conjunto de edificações próximas do antigo Matadouro Municipal, mais precisamente na Rua das Escadas.

O projeto tirou proveito das preexistências, maximizando a reabilitação das mesmas. A habitação de dois pisos existente foi reconvertida em residências artísticas e os anexos, mais concretamente cinco espaços devolutos, foram reconvertidos numa incubadora. A unir os edifícios existe um pátio que foi requalificado e transformado em espaço público, o qual fomenta sinergias entre artistas e empreendedores e entre estes e a comunidade local.

Este espaço articula-se com um sistema de circulações pedonais que estabelece conexões entre espaços de estadia e equipamentos envolventes edificados no âmbito da operação de requalificação urbanística da Encosta de São Vicente.

As residências artísticas são constituídas por quartos, salas de convívio, sala de trabalho, cozinha, instalações sanitárias e zonas técnicas, sendo que os espaços comuns se situam no piso térreo e os quartos no 1.º andar. Já a incubadora é composta por gabinetes, salas cowork e arrumos.

Este equipamento articula-se, como referido, tanto em termos físicos como ao nível do programa, com outros projetos do PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) como o Centro de Artes e Criatividade, o Polo Social, o Somos Comunidade e a Reabilitação do Espaço Público envolvente aos bairros Reis, Floresta e Barreto, criando assim um ecossistema favorável ao surgimento de uma nova centralidade na Cidade.

De referir também que este é um dos projetos integrados no PARU (Plano de Ação de Regeneração Urbana).

NÚMEROS

Área de intervenção: Cerca de 600 m2

Projeto: Área de Projeto da Câmara Municipal de Torres Vedras e GEE – Gabinete de Engenharia Eletrotécnica, Lda

Data de aprovação da candidatura: 27-11-2020