Núcleo de Incubação Social, Artística e Empresarial

28.06.2018

O Núcleo de Incubação Social, Artística e Empresarial consiste na criação de um equipamento municipal dotado de dois espaços distintos, mas complementares: Residências Artísticas e Incubadora Social.

O programa funcional respetivo distribuir-se-á por um conjunto de edificações adjacentes ao antigo Matadouro Municipal, mais precisamente na rua das Escadas.

O projeto tira proveito das preexistências, maximizando a reabilitação das mesmas. A habitação de dois pisos será reconvertida em Residências Artísticas e os armazéns numa Incubadora Social. A unir os edifícios existe um pátio que será requalificado e transformado em espaço público, fomentando sinergias entre artistas e empreendedores e entre estes e a comunidade local.

As Residências Artísticas serão constituídas por quartos, salas de convívio, sala de trabalho, instalações sanitárias e zonas técnicas. Já a Incubadora Social será composta por gabinetes, salas cowork e arrumos.

Este equipamento articular-se-á, tanto em termos físicos como ao nível do programa, com outros projetos do PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento urbano) como o Centro de Artes e Criatividade, o Pólo Social, o "Somos Comunidade" e a Reabilitação do Espaço Público envolvente aos bairros Reis, Floresta e Barreto, criando assim um ecossistema favorável ao surgimento de uma nova centralidade na cidade.

De referir também que este é um dos projetos integrados no PARU (Plano de Ação de Regeneração Urbana).

NÚMEROS

Área: Cerca de 600m2

Valor: Cerca de 723.000€ (cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional)

Prazo: 1.º semestre de 2020