Obras do Centro Educativo de S. Pedro da Cadeira na reta final

17.06.2019

As obras de construção do Centro Educativo de S. Pedro da Cadeira estão a decorrer a bom ritmo, prevendo-se que a comunidade educativa da respetiva freguesia possa usufruir deste novo equipamento no próximo ano letivo.

Este facto foi constatado hoje, dia 17 de junho, pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, o qual foi acompanhado na visita por outros membros do executivo municipal – Laura Rodrigues, Ana Umbelino, Bruno Ferreira e Cláudia Horta Ferreira –, para além de técnicos municipais e comunicação social.

Trata-se de uma escola de “nova geração”, com uma área de 939m2, a qual representa um investimento de cerca de 3,8 milhões de euros (comparticipado a 85% no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal do Oeste, que decorre do Programa Operacional Regional do Centro - Portugal 2020, o qual está afeto ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Este edifício é composto por dois pisos e proporcionará condições de aprendizagem e de estadia de excelência às crianças da freguesia de S. Pedro da Cadeira: o piso térreo contará com uma portaria, espaços de apoio, zona de professores e auxiliares de ação educativa, gabinetes administrativos, instalações sanitárias, áreas técnicas e acesso de serviço, ginásio com balneário, para além de um recreio exterior para os alunos do 1.º ciclo do ensino básico; já o segundo piso será constituído por doze salas de aula de ensino básico, duas salas de aula de jardim de infância, sala de prolongamento, dois gabinetes de estudo acompanhado, um centro de recursos, um espaço de vestiário, espaços de arrumos de apoio, instalações sanitárias, zonas técnicas, um refeitório com confeção própria e um pátio exterior para alunos do ensino pré-escolar.

Recorde-se que a renovação do parque escolar do Concelho incluiu até ao momento a construção dos centros escolares dos Campelos, Ponte do Rol, Ventosa, Dois Portos, Runa, Monte Redondo e Carvoeira, dos jardins de infância da Orjariça, Ribeira de Pedrulhos e Cabeça Gorda, e das escolas básicas e jardins de infância Padre Francisco Soares, de Santa Cruz, da Conquinha e do Barro.

De referir ainda que a construção da Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim-de-Infância da Póvoa de Penafirme já teve início, estando também previsto a breve prazo o começo da construção da Escola Básica do Turcifal.

Última atualização: 24.06.2019 - 11:05 horas