"Oeste Portugal" no "Top 20" dos destinos turísticos sustentáveis

31.05.2013

O Município foi pioneiro em Portugal na adesão ao galardão europeu QualityCoast, em 2009, tendo em 2011 obtido a certificação de Ouro em algumas das vertentes do mesmo.

Graças ao empenho e trabalho desenvolvido pelo Município, em conjunto com a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), e em parceria com o Turismo do Oeste, foi possível em 2013 todos os municípios da região Oeste elaborarem uma candidatura conjunta àquele importante galardão, promovido pela Coastal&Marine Union (EUCC).

A atribuição do mesmo ao Oeste aconteceu no dia 20 de maio, em Gozo (Malta), na presença do Presidente da EUCC, do Ministro do Turismo e do Desenvolvimento Económico de Gozo, entre outras autoridades locais de vários países da União Europeia.

Em representação da OesteCIM esteve o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes.

O galardão Quality Coast visa a implementação de políticas de gestão integrada das zonas costeiras e uma maior sustentabilidade dos destinos turísticos costeiros, na linha das orientações do Plano de Ação para um Turismo Europeu mais sustentável.

Espera-se que os membros do projeto QualityCoast confirmem o seu compromisso relativamente a: boa qualidade das atividades recreativas e promoção de um turismo amigo do ambiente e do Homem; transparência no fornecimento de informação aos visitantes nacionais e internacionais, por meio da internet e outros tipos de media apropriados, em estreita cooperação com outros parceiros QualityCoast.

Neste sentido, o Galardão QualityCoast constitui um reconhecimento internacional das comunidades costeiras que não só apresentam e demonstram uma boa performance geral em termos de sustentabilidade e que fornecem informação transparente aos seus visitantes, mas também que planeiam melhorias nessa performance.

É um sistema independente de certificação do desempenho da comunidade costeira e do seu produto turístico.

As entidades que receberem o referido galardão poderão dispor de bandeiras de reconhecimento no respetivo território e ser promovidas internacionalmente durante a Semana Marítima Europeia e em brochuras através das quais serão destacadas como "Destinos QualityCoast".

O QualityCoast adota 20 critérios que são distribuídos em 4 categorias: Natureza; Ambiente; Identidade e Cultura; Segurança e Acolhimento.

Natureza

- Critério 1 - Conservação da Natureza

Presença de áreas naturais no território e designações nacionais ou internacionais de áreas protegidas terrestres ou marinhas

- Critério 2 - Informação e Educação

Informação e instalações que favoreçam a interacção com os valores naturais do território, incluindo a educação ambiental

- Critério 3 - Políticas "Verdes"

Promoção de medidas "verdes", pela entidade e pelas empresas

- Critério 4 - Paisagem

Existência de extensas áreas de paisagem (incluindo florestas) e de mar

- Critério 5 - Gestão Ambiental

Definição de Política com principais desafios ambientais e práticas para reduzir impactes ambientais

- Critério 6 - Bandeira Azul

Gestão sustentável das praias e zonas costeiras

- Critério 7 - Gestão da Água

Disponibilidade de água, eficiência do uso da água, tratamento de águas residuais e reutilização de águas

- Critério 8 - Mobilidade Sustentável

Promoção da Mobilidade Sustentável

- Critério 9 - Resíduos e Reciclagem

Políticas e estruturas para recolha de resíduos, reciclagem e reutilização

- Critério 10 - Energia e Clima (Mitigação)

Esforços para redução dos gases com efeito de estufa e promoção das energias renováveis

- Critério 11 - Adaptação às alterações climáticas

Esforços para proteção/adaptação às alterações climáticas

Identidade e Cultura

- Critério 12 - Património cultural

Presença de património cultural e nível de proteção dos elementos que estão ligados à história local

- Critério 13 - Território e Tradições

Presença de paisagens naturais e humanizadas e uso tradicional do território

- Critério 14 - Identidade Local

Presença da identidade local e atenção para distintos aspetos físicos e sociais que são considerados típicos

- Critério 15 - Gestão do destino

Turismo sustentável e diversidade de oferta de lazer e recreio "amiga do ambiente"

- Critério 16 - Envolvimento das empresas

Envolvimento das empresas do setor do Turismo no desenvolvimento sustentável do concelho

- Critério 17 - Nível de Satisfação e Hospitalidade

Nível de satisfação dos residentes e dos turistas e esforços para receber bem no destino

Segurança e Acolhimento

- Critério 18 - Liberdade e Justiça

Proteção dos cidadãos e visitantes contra violação dos direitos humanos e corrupção

- Critério 19 - Participação da comunidade

Nível de participação da comunidade e dos stakeholders na gestão e nos processos de tomada de decisão

- Critério 20 - Segurança e Saúde

Presença de um ambiente seguro e saudável e medidas preventivas.

Assim, a Região "Oeste Portugal" e os seus 12 Municípios obtiveram um reconhecimento internacional como "destino turístico sustentável" de excelência.

Última atualização: 08.05.2020 - 17:35 horas