Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira celebra 10 anos

05.05.2022

A cerimónia de comemoração do 10.º aniversário da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (PPLSSA) realizou-se no dia 4 de maio, no Centro Interpretativo da PPLSSA, em Cadriceira.

A abertura da cerimónia ficou a cargo da vereadora do Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dulcineia Ramos, que recordou a génese da PPLSSA em 2012 e a integração da mesma na Rede Nacional de Áreas Protegidas em 2017. “O desafio nos próximos 10 anos é classificar a Paisagem Protegida como a grande entrada para o Oeste, para um território que sabe bem acolher, que tem produtos especiais, recursos especiais e, também, pessoas especiais”, sublinhou.

Na ocasião foram reconhecidas personalidades e entidades que têm sido fundamentais para o desenvolvimento sustentável do território. O galardão de reconhecimento do mérito em Educação e Ciência foi entregue a Maria do Rosário Oliveira, que coordenou o estudo para a classificação da PPLSSA, constituiu o seu Observatório de Paisagem e tem apoiado a atividade desta área protegida ao longo da última década.

A The Navigator Company, representada pelo coordenador regional do Vale do Tejo, José Vasques, recebeu o galardão de reconhecimento do mérito em Empresas Sustentáveis. A empresa, produtora de floresta, pasta, papel, tissue e bioenergia, gere 151 hectares dentro da área da PPLSSA e faz parte do Conselho Consultivo desde a génese da mesma.

O prémio de reconhecimento do mérito em Produção Local Sustentável foi atribuído à aguardente de pera rocha Old Nosey, produzida por Miguel Guisado, na Quinta da Póvoa, na encosta da Serra do Socorro. Esta aguardente é detentora de quatro certificados de garantia de qualidade, nomeadamente da marca Natural.pt, enquanto produto alimentar produzido de forma sustentável na PPLSSA.

O apicultor e agricultor João Alves foi agraciado com o reconhecimento de mérito em Cidadania Ativa pelo seu envolvimento e participação na gestão da área protegida. Residente na Serra da Archeira, é um dos principais defensores da preservação dos valores naturais e patrimoniais da PPLSSA, desde a sua criação.

Seguiu-se uma mesa redonda com as personalidades reconhecidas e o representante da Green Destinations, Hugo Marques, e moderação da vereadora Dulcineia Ramos, e da Chefe de Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras, Marta Rodrigues.

A cerimónia terminou com o lançamento da pré-publicação do livro “Da Proteção à Cogestão: Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira”, da autoria de Maria do Rosário Oliveira.

Publicado: 05.05.2022 - 19:03 horas