Paragens de chegada e confluência - Sedes de freguesia

Fotografia de uma paragem de chegada e confluência no Maxial.

PAMUS.07 – Paragens de chegada e confluência - Sedes de freguesia

Projeto executado

Esta operação integra o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável - PAMUS.

Vários locais do Concelho situados no exterior da Cidade contam agora com paragens de chegada e confluência de transportes públicos modernas. Ao todo foram instaladas 13 dessas paragens em locais estratégicos, junto aos principais eixos rodoviários de atravessamento do Concelho.

Estes pontos caracterizam-se pela existência de volumes significativos de transferência de passageiros entre diferentes modos de transporte ou entre veículos do mesmo modo, como as estradas nacionais 8 e 9 e algumas estradas municipais. A empreitada foi executada nas seguintes localidades:

• A dos Cunhados
  • Aranha
  • Campelos
  • Carvoeira
  • Maceira
  • Maxial
  • Outeiro da Cabeça
  • Ponte do Rol
  • Ramalhal
  • Runa
  • Santa Cruz
  • São Pedro da Cadeira
  • Silveira

À semelhança do que acontece nas da Cidade, nas paragens de chegada e confluência modernas instaladas recentemente no exterior da Cidade o respetivo projeto de arquitetura apresenta uma solução de desenho modular e tem por base um cubo com dois metros e meio de lado, vazado no seu interior, facilmente replicável, de combinação simples e associações variadas. As paragens foram construídas com recurso à pré-fabricação, em betão pintado e envidraçadas com caixilhos e serralharias, de chapa de aço galvanizado e pintado, permitindo uma baixa manutenção na sua conservação.

O objetivo passa por garantir a longevidade destes equipamentos enquanto reforço da identidade e referência urbana dos locais.

Esta lógica modular permite ainda assegurar a flexibilidade de adaptação às exigências das diversas localizações, contribuindo para uma boa integração na envolvente física, bem como para responder às diferentes necessidades funcionais.

A instalação de paragens de chegada e confluência modernas em vários pontos do Concelho no exterior da Cidade contribui para o cumprimento dos objetivos e metas de redução das emissões de carbono e outros gases com efeitos de estufa, em particular nas zonas urbanas. Estas infraestruturas contribuem, ainda, para a promoção da coesão territorial e qualidade urbanística geral do espaço público e imagem urbana.

O projeto de instalação de paragens de chegada e confluência de transportes públicos modernas no exterior da Cidade integra o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) e o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Torres Vedras (PEDU).

Números

Projeto: BAU – Bruckelmann Arquitetura e Urbanismo, Lda

Data de aprovação da candidatura: 03-05-2022

Data de início da operação: 07-12-2020