Parque Verde Nossa Senhora de Nazaré foi inaugurado em São Pedro da Cadeira

03.08.2020

O Parque Verde Nossa Senhora de Nazaré é o novo espaço dedicado ao lazer e ao exercício físico que foi inaugurado este domingo, 2 de agosto, em São Pedro da Cadeira. “É hoje um enorme orgulho poder inaugurar este espaço multifunções, que irá permitir que todos desfrutem de momentos de lazer, exercício e recreio” afirmou o presidente da Junta de Freguesia de São Pedro da Cadeira, Carlos Gomes.

O presidente da Junta de Freguesia recordou que os festejos em honra de Nossa Senhora de Nazaré estão na origem desta infraestrutura, sublinhando “a preocupação e a necessidade de adquirir um espaço que assegurasse a realização desses mesmos festejos.” A intervenção foi levada a cabo pela Junta de Freguesia de São Pedro da Cadeira em parceria com Câmara Municipal de Torres Vedras. Note-se que o terreno foi adquirido pela comissão de festas em honra de Nossa Senhora de Nazaré 2015-2016, enquanto a gestão do parque estará a cargo da Junta de Freguesia.

O representante da comissão de festas em honra de Nossa Senhora de Nazaré 2015-2016, Ilídio Santos, começou por recordar a constituição da comissão de festas, que remonta a 2012, com vista à receção da imagem e organização dos festejos três anos depois. “Havia um sentimento de gosto em ter um espaço em que as festas de 2032 e as vindouras pudessem ser feitas”, partilhou, acrescentando: “Ficamos com um espaço que todos nós podemos usufruir para caminhar, fazer exercício, fazer piqueniques. Um espaço para ser usado durante todo o ano.”

“É um parque amigo do ambiente” sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, referindo que a água para regar o relvado é captada no local, sem recorrer à água dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS). Carlos Bernardes destacou ainda o envolvimento da comunidade no projeto, fazendo “votos para que o parque possa ser vivido durante todo o ano, que seja usufruído ao máximo e também estimado.”

Na ocasião, foi ainda inaugurada uma estátua de evocação a Nossa Senhora de Nazaré, que, à semelhança do Parque Verde, contou com a bênção do pároco da freguesia, José Quintan.

O Parque Verde Nossa Senhora de Nazaré conta com áreas de estadia e de recreio, zona com equipamentos para a prática de exercício físico, edifício de apoio, zona de merendas, uma área verde com equipamentos de aventura e arborismo, um anfiteatro, um skate parque e um parque de estacionamento com 38 lugares.

Última atualização: 04.08.2020 - 15:19 horas