Peixes no rio Sizandro

07.08.2012

Imagem da densidade de peixes vivos no rio Sizandro

Desde a passada 4.ª feira têm vindo a aparecer vários peixes mortos, nomeadamente tainhas, na Foz do rio Sizandro.

Esta situação deve-se ao facto de se estar a atravessar um ano extremamente seco, o que leva a que o caudal daquele rio esteja com níveis muito abaixo do normal, a que se alia a elevada densidade de peixes atualmente existente no mesmo.

Atendendo a este facto, a Câmara Municipal de Torres Vedras em colaboração com a Junta da Freguesia de S. Pedro da Cadeira, equipas técnicas da Agência Portuguesa do Ambiente (por meio do seu serviço desconcentrado da Administração da Região Hidrográfica do Tejo) e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas /Parque Natural de Sintra – Cascais e as capitanias dos portos de Peniche e de Cascais, procederam na 5.ª feira e no sábado passados à introdução de água do mar naquele rio como primeira medida.

Em virtude do nível do mar ter decaído substancialmente até à presente data, houve a necessidade de encontrar outras soluções para minimizar este problema natural, nomeadamente com a introdução de seis motobombas dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras e da Associação de Regantes do Rio Sizandro, tendentes a oxigenar a água do referido rio.

Paralelamente, com a colaboração da empresa Águas do Oeste e da Agência Portuguesa do Ambiente, estão a ser efetuadas várias tipologias de análises às águas e aos peixes do rio Sizandro.

De salientar também o facto de ao longo dos últimos dias, mediante uma colaboração da Câmara Municipal de Torres Vedras com a Associação dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras e vários voluntários locais, ter-se procedido à recolha de peixe morto na mencionada via fluvial, bem como à captura de peixe vivo na mesma para se o largar ao mar.

Face à atual situação estas são as medidas mais adequadas à mesma do ponto de vista técnico e operacional.

Publicado: 22.04.2013 - 18:32 horas