Perigo de incêndio rural

22.03.2019

ASSUNTO: PERIGO DE INCÊNDIO RURAL

INFORMAÇÃO

De acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a partir de amanhã (23 de março) e até terça-feira (26 de março), um agravamento das condições meteorológicas, designadamente:

- Subida gradual da temperatura máxima até à próxima terça-feira (26 de março), com valores acima do habitual para esta época do ano;

- Humidade relativa do ar (HRA) inferior a 35% na generalidade do território durante a tarde, verificando-se uma fraca recuperação da humidade durante a noite;

- Vento do quadrante leste moderado a forte (até 45 km/h).

Especial atenção para o risco de incêndio florestal, o que pode ser consultado no seguinte link: http://www.icnf.pt/portal/florestas/dfci/risco-temporal-de-incendio.

EFEITOS EXPECTAVEIS

Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável:

- Tempo seco com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

O SMPC (Serviço Municipal de Proteção Civil) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja de nível elevado ou superior:

- A queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa;

O SMPC recomenda assim a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), do IPMA, dos gabinetes técnicos florestais, das câmaras municipais e dos corpos de bombeiros.

Última atualização: 22.03.2019 - 18:48 horas