Perigo de Incêndio Florestal

26.10.2017

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras alerta para o facto de, de acordo com as condições meteorológicas previstas para os próximos dias, ser necessária especial atenção para o risco de incêndio florestal.

De acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os próximos dias, um agravamento das condições meteorológicas, designadamente:
- Temperaturas máximas manter-se-ão na ordem dos 30 ºC;
- Humidade relativa do ar com valores baixos e com fraca recuperação noturna;
- Vento do quadrante leste moderado a forte.

De acordo com as previsões disponibilizadas, prevê-se a manutenção do tempo quente e seco com vento moderado a forte, com condições favoráveis à eventual ocorrência e progressão de incêndios florestais.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido em todos os espaços rurais:
- Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
- Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
- Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
- O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
-  Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
- A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Preserve o que é de todos!

Última atualização: 26.10.2017 - 11:39 horas