Poesia foi de novo celebrada em Torres Vedras

23.03.2018

A partir de uma cidade liricamente inspiradora, nomeadamente da sua zona histórica, a Câmara Municipal assinalou, como já é hábito, o Dia Mundial da Poesia.

O ponto alto dessa comemoração aconteceu este sábado, com o espetáculo de poesia/música ”Um secreto regresso, por Jacarandá”, realizado por Pedro Lamares e Ana Isabel Dias, a partir da poesia de Al Berto, que trouxe cerca de 180 pessoas ao Teatro-Cine.

Também nesse dia, mas na Biblioteca Municipal, aconteceram: “Histórias com coração”, em que a partir dos livros da escritora e ilustradora Rita Correia, entre jogos de palavras, Patrícia Chaves Duarte dinamizou uma atividade em que se brincou, explorou e descobriu os segredos de “Era Uma Vez…” -  instalação residente no espaço infantil daquele equipamento municipal -, uma atividade em que participaram 13 meninos acompanhados pelos respetivos pais; e uma conversa com o escritor torriense Luís Filipe Cristóvão em torno de livros de poesia e da sua última obra, “Famosas últimas palavras”, que teve igualmente 13 participantes.

Já no dia 20, o Teatro-Cine encheu-se para o evento Bibliotalentos, um encontro cultural para promoção e valorização das potencialidades formativas da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos (BECRE) da Escola Secundária de Madeira Torres em que alunos da mesma fizeram uma demonstração de competências artísticas. A voz, a música e a dança foram na ocasião protagonistas de leituras diversificadas do sentir humanista.

Por fim, no dia seguinte, Dia Mundial da Poesia, a comunidade de leitores da Biblioteca reuniu-se em torno de poemas de Manuel António Pina, uma sessão em que participaram meia dúzia de (bons) “amantes” da literatura.

De referir ainda que, também no âmbito das comemorações municipais do Dia Mundial da Poesia, durante a segunda quinzena deste mês é disponibilizado na Biblioteca Municipal um “apanhador de poemas”.

Última atualização: 13.02.2019 - 16:19 horas