Polo de Competitividade e Tecnologia da Energia a funcionar em Torres Vedras

31.05.2013

A sede do EnergyIN - Polo de Competitividade e Tecnologia da Energia está a funcionar em Torres Vedras.

As respetivas instalações foram propiciamente inauguradas no Dia Mundial da Energia (29 de maio), funcionando no espaço da antiga sede da Junta da Freguesia de Santa Maria do Castelo e S. Miguel (situado no Largo Dr. Justino Freire, em Torres Vedras).

Para esse efeito foi na ocasião assinado um acordo de cooperação envolvendo o EnergyIN, a Junta da Freguesia de Santa Maria do Castelo e S. Miguel e a Câmara Municipal, que estiveram representados pelos respetivos presidentes (Custódio Miguens, Horácio Silva e Carlos Miguel).

De referir que o EnergYIN é uma associação sem fins lucrativos, fundada por algumas das maiores empresas nacionais que operam na área das energias renováveis e eficiência energética, para cooperar com as comunidades empresarial e científica em prol da competitividade deste setor da indústria nacional, visando a criação de riqueza e de emprego qualificado no país, e também a internacionalização das empresas.

É missão do EnergyIN cooperar com as empresas ligadas ao setor energético estabelecidas em Portugal, nomeadamente fabricantes de equipamentos e fornecedores de serviços, visando estimular parcerias e melhorar a competitividade dessas empresas no mercado global (com enfase nas vertentes das energias renováveis e da eficiência energética) por meio de apostas adequadas em tecnologia e inovação. O EnergyIN tem igualmente a ambição de encorajar o Empreendedorismo inovador no referido setor. A realização da sua missão passa pela criação, em Portugal, de um cluster de indústria, inovação e tecnologia, competitivo a nível nacional.

A atividade do EnergyIN desenvolve-se em cinco fileiras estratégicas: Energia Offshore, Energia Solar, Eficiência Energética, Redes Avançadas e Energias para a Mobilidade Sustentável.

Refira-se, ainda, que o EnergyIN vai levar a cabo a sua 3.ª conferência anual, nos dias 26 e 27 de junho, no Teatro-Cine de Torres Vedras, sob o tema “A Indústria da Energia: Estratégias de Crescimento para 2020”, na qual se abordará temáticas relevantes para as empresas portuguesas do setor da energia, e para a tão necessária aposta no seu crescimento no futuro próximo. As inscrições devem ser efetuadas até ao dia 23 de junho pelo e-mail: beatriz.miranda@energyn.pt.

Última atualização: 01.06.2013 - 04:10 horas