Praias do concelho acolheram mais uma vez atividades de educação ambiental

14.08.2015

No âmbito do Programa Bandeira Azul foram mais uma vez realizadas atividades de educação ambiental nas praias do concelho que receberam este galardão.

Foram duas as atividades levadas a cabo durante esta época balnear nesse âmbito: “Que praia é a tua?”, em que se abordaram vários temas relacionados com a temática ambiental; e “Será só areia?”, na qual o principal tema abordado foi os microplásticos encontrados na areia da praia.

Estas atividades, dinamizadas pela Câmara Municipal, realizaram-se duas vezes em cada uma das praias torrienses galardoadas com a Bandeira Azul (Praia de Santa Rita-Norte, Praia de Santa Rita-Sul, Praia do Navio, Praia do Mirante, Praia do Pisão, Praia da Física, Praia de Santa Cruz-Centro, Praia de Santa Helena, Praia Formosa e Praia Azul) e contaram com a participação de 247 crianças com idades entre os 3 e os 12 anos.

“Faz da mudança a tua praia!” foi em 2015 o tema da Campanha da Bandeira Azul, a qual tem vindo a ser levada a cabo desde 1988 no concelho.

Recorde-se que a realização de atividades no âmbito dessa campanha é um requisito obrigatório para que as respetivas praias possam na época balnear seguinte hastear a Bandeira Azul.

De referir que esta distinção atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa afere a qualidade das zonas balneares em diversos domínios, nomeadamente no que se refere à “informação e educação ambiental”, à “qualidade da água”, à “gestão ambiental e equipamentos” e à “segurança e serviços”.

Segundo esta associação “a Educação Ambiental promove os objetivos daquele galardão porque aumenta a consciencialização e a preocupação com o ambiente costeiro, lacustre e fluvial dos utilizadores que nele vivem ou que o usam para recreio; promove a formação em matérias ambientais do pessoal (funcionários) e dos fornecedores de serviços turísticos; encoraja a participação dos agentes locais na gestão das áreas costeiras, lacustres ou fluviais; e promove o uso sustentável da área para o recreio e turismo”.

Última atualização: 08.04.2020 - 19:27 horas