Procedimentos de segurança em caso de sismo voltaram a ser testados

19.11.2019

Imagem do exercício

Eram 11h15 do dia 15 de novembro quando o alarme ecoou no Edifício da Câmara Municipal.

Tratava-se de mais uma edição do exercício "A Terra Treme", o qual foi praticado por muitos funcionários municipais que executaram durante um minuto os três gestos básicos previstos no âmbito do mesmo: baixar, proteger e aguardar.

De referir que esta foi a sétima vez que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promoveu o exercício público de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”, uma iniciativa que se enquadra na Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 160/2017, de 30 de outubro.

Para além da prática dos referidos três gestos, o exercício visa também promover a discussão e a aprendizagem sobre as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

Última atualização: 20.11.2019 - 10:43 horas