Programa municipal de Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis prossegue

02.07.2018

O programa "+ Saúde: Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis" prosseguiu durante o findo ano letivo com um vasto conjunto de ações destinadas à comunidade educativa do concelho.

Ao todo, foram dinamizadas 97 atividades no âmbito deste programa, destinadas a vários níveis de ensino.

Para o ensino pré-escolar proporcionou-se um “hospital dos brinquedos”, com que se pretendeu desmistificar o medo dos mais novos relativamente aos hospitais. Para isso as crianças levavam um brinquedo “doente” a um “hospital” para que o mesmo fosse “curado”, passando o boneco pela triagem, análises, radiografia, bloco operatório e fisioterapia/penso. Também dirigido ao ensino pré-escolar foi dinamizado pela escola profissional da APECI um workshop de bolachas de aveia, em que elementos da mesma ensinaram a fazer estas bolachas, tendo as crianças ajudado na sua confeção, para depois provaram o resultado do seu trabalho.

No que respeita ao 1.º ciclo do ensino básico, proporcionou-se showcookings de culinária/lanches saudáveis, bem como visitas dos membros do gabinete de apoio à deficiência visual e do grupo de representação da APECI. Com estas visitas pretendeu-se sensibilizar as crianças para a “diferença”.

Já as sessões informativas e o teatro/debate deste programa foram direcionados para os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. O teatro foi dirigido exclusivamente aos alunos do 9.º ano de escolaridade, tendo focado a temática do Tabagismo e Consumos. Prevenção da gravidez na adolescência, Violência no namoro, Primeiros socorros, Internet, Bullying e Alimentação saudável foram temas abordados nas sessões informativas.

Para além do referido foi ainda proporcionado o "Mexe-te", uma atividade que consiste numa aula de fitness com uma forte componente de zumba e de dança, destinada à participação de toda a comunidade escolar, sendo preparada pelos alunos para os seus familiares e amigos.

Participaram no "+ Saúde" cerca de 4 mil alunos dos 4 agrupamentos de escolas do concelho.

Este programa dinamizado pela Câmara Municipal envolveu também o Centro Hospitalar do Oeste, a CUF, a Escola de Serviços e Comércio do Oeste, a Physioclem, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, a RL Dent, a OCT, a Colored, a Associação de Dadores de Sangue de Torres Vedras, a Associação de Melhoramentos de A dos Cunhados, a Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras e a USINA.

Última atualização: 03.07.2018 - 11:00 horas