Programa de Homenagem a Joaquim Agostinho

08.07.2004

A Câmara Municipal está a levar a cabo um Programa de Homenagem a Joaquim Agostinho, que teve início no dia 29 de Maio com a inauguração no Edifício dos Paços do Concelho de uma Exposição alusiva ao ciclista, intitulada "Vida de Campeão".
A mostra, que aborda as facetas pessoal e profissional do ciclista, através de fotos, depoimentos, objectos vários (troféus, equipamentos e objectos pessoais) bem como de textos alusivos ao percurso desportivo do atleta, estará patente até ao próximo dia 18 de Setembro.
Ainda no âmbito deste Programa de Homenagem realizou-se entre os dias 7 e 11 de Julho o "27.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho". A prova terminou com a vitória de David Barnabéu (Milaneza/Maia), tendo na competição participado mais de uma centena de ciclistas oriundos de quinze equipas, cinco das quais estrangeiras (provenientes de Espanha, França, Japão e Polónia).
O Campeonato da Europa de Veteranos que se realizou nos dias 24 e 25 de Julho em Torres Vedras foi outro dos pontos altos do Programa de Homenagem a Joaquim Agostinho, que prosseguirá com o lançamento de uma Fotobiografia alusiva ao ciclista (com texto de Guita Júnior e prefácio do prof. Marçal Grilo); e a realização no dia 18 de Setembro de um Colóquio sobre a vida de Joaquim Agostinho e de um Jantar de Homenagem a ciclistas do concelho de Torres Vedras.
Recorde-se que da Comissão de Honra deste Programa de Homenagem fazem parte o Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio; o ex-Primeiro Ministro, Dr. José Manuel Durão Barroso; o Secretário de Estado do Desporto, Dr. Hermínio Loureiro; o Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo /União Velocipédica Portuguesa, Dr. Artur Lopes; o Presidente do Sporting Clube de Portugal, Dr. António Dias da Cunha; o Presidente da Comissão Organizadora do Troféu Joaquim Agostinho, Francisco Manuel Fernandes; a viúva de Joaquim Agostinho, Ana Maria Agostinho; e o ex-ciclista João Roque.

Última atualização: 23.01.2014 - 17:03 horas