Programa "+ Saúde: Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis" continua a ser levado a cabo

07.09.2012

Imagem de um "workshop" de culinária saudável

Pelo quarto ano letivo consecutivo a Câmara Municipal levou a cabo em parceria com outras entidades um programa de promoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis dirigido à comunidade escolar.

Os objetivos específicos desse programa em 2011/2012 foram: aumentar o consumo de fruta, vegetais e água; diminuir o consumo de fast food, refrigerantes e doces; melhorar a higiene oral; aumentar a frequência de lavagem dos dentes (para crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico); e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e drogas (para alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário).

Das ações realizadas durante o findo ano letivo no âmbito do programa + Saúde: Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis saliente-se os workshops de culinária saudável destinados a encarregados de educação e educandos, a medição do índice de massa corporal a alunos e as sessões de sensibilização sobre o tabagismo e consumos associados.

De referir outras iniciativas dinamizadas em 2011/2012, inseridas no mencionado programa, como passeios pedestres e recreios ativos nas escolas, a confeção de alimentos saudáveis em sala de aula, o controlo do lanche da manhã e da tarde, a comemoração do Dia Mundial da Alimentação, o tratamento da horta escolar, a conceção e representação de peças de teatro relacionadas com a temática da higiene oral e a dinamização de clubes/grupos de debate.

De referir que o programa + Saúde: Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis insere-se no Plano de Desenvolvimento em Saúde do concelho e conta com a parceria do Centro de Saúde de Torres Vedras, da Escola de Serviços e Comércio do Oeste, das escolas secundárias de Henriques Nogueira e de Madeira Torres, dos agrupamentos de escolas do Maxial, dos Campelos, Padre Vítor Melícias, Padre Francisco Soares e de S. Gonçalo e do Centro de Respostas Integradas do Oeste.

Este programa prosseguirá no corrente ano letivo com um maior enfoque na temática dos consumos de tabaco, álcool e drogas.

Publicado: 22.04.2013 - 18:32 horas