Projeto artístico comunitário para a exposição do CAC foi apresentado

23.09.2020

Fotografia da apresentação

No âmbito do projeto museográfico para a exposição permanente do Centro de Artes e Criatividade (CAC), foi apresentado o projeto artístico comunitário que irá resultar numa obra para essa exposição. As sessões de apresentação realizaram-se no dia 17 de setembro, no Centro de Artes e Criatividade.

Para a apresentação foram convidadas as associações carnavalescas e os grupos de mascarados, sendo que a primeira sessão contou com 16 participantes e a segunda com nove. Na ocasião estiveram, também, presentes a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, o arquiteto responsável pela elaboração do projeto museográfico, Luís Tavares Pereira, o coordenador do processo de elaboração de conteúdos para a exposição, José Portugal, e a artista responsável pelo projeto artístico comunitário, Luísa Jacinto.

As sessões tiveram como objetivo dar a conhecer aos grupos e associações o projeto museográfico para exposição permanente e convidá-los a participar no projeto artístico comunitário que resultará numa peça de autoria coletiva para essa exposição.

O projeto artístico divide-se em duas vertentes: a visita da artista Luísa Jacinto aos espaços onde as associações e os grupos preparam a sua participação no Carnaval e a realização de uma série de workshops, orientados pela mesma, com as associações e os grupos, dos quais resultará a própria peça ou a estrutura conceptual e física da mesma.

A artista convidada para desenvolver o projeto estudou Artes Visuais na Faculdade de Belas Artes, em Lisboa, e terminou o seu mestrado na Central Saint Martins – Byam Shaw School of Art em 2009. Expõe regularmente desde 2007. Das exposições coletivas em que participou destacam-se: 17 ingredients – Measures of Autonomy, com curadoria de Shama Khanna e Blanche Craig, Studio One, Londres, Reino Unido, 2009; WAIT, com curadoria de Orlando Franco, Museu Coleção Berardo, Lisboa, 2019; e Artistas Mulheres na Coleção Moderna, Fundação Gulbenkian, Lisboa, 2019.

O projeto de reabilitação e reconversão do antigo Matadouro Municipal para nele instalar o futuro Centro de Artes e Criatividade é uma importante operação de regeneração urbana, assente na criação de uma nova centralidade urbana. A solução preconizada, de um Centro de Artes e Criatividade, desenvolvido em torno da temática do Carnaval, constitui-se como uma solução atual e eficaz, atenta a crescente importância social e económica que a temática do Carnaval tem conquistado nos últimos anos, com reflexos sobre a sua capacidade para promover a inclusão social e o sentimento de pertença junto das comunidades, assim como de gerar e de promover o desenvolvimento do tecido económico local e municipal, o empreendedorismo e a inovação.

Última atualização: 24.03.2021 - 14:14 horas