Projeto internacional de monitorização de lixo marinho está a ser implementado no concelho

05.04.2013

Imagem de zona da praia das Amoeiras abrangida pelo projeto

O Município está envolvido em mais um projeto internacional na área do ambiente, agora ao nível da monitorização do lixo marinho.

Coordenado a nível nacional pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), esse projeto passa por um procedimento de monitorização de áreas costeiras que consta na identificação e contagem dos vários tipos de resíduos encontrados num troço de praia de 100 metros, seguido do registo num formulário estabelecido e uniformizado ao nível europeu. Esta tarefa é realizada quatro vezes ao ano (na primavera, no verão, no outono e no inverno).

A praia das Amoeiras foi selecionada, da região Oeste, para integrar este projeto, tendo a primeira ação de monitorização nesse local se realizado em março, com a recolha sobretudo de diferentes materiais plásticos. Essa ação foi organizada pela APA e contou com a colaboração técnica da Administração da Região Hidrográfica do Tejo (Gabinete Sub-regional do Oeste) e da Câmara Municipal.

De referir que o mencionado projeto relaciona-se com a Convenção OSPAR, que se constitui como um mecanismo de cooperação por meio do qual a União Europeia e 15 Estados, entre os quais Portugal, têm cooperado para proteger o ambiente marinho e a biodiversidade do Atlântico Nordeste, e consequentemente contribuir para o objetivo da Diretiva-Quadro “Estratégia Marinha”: de, até 2020, ser atingido um bom estado ambiental nas águas marinhas da União Europeia.

Publicado: 22.04.2013 - 18:33 horas