Projeto municipal “Moinhos” distinguido com o Prémio Boas Práticas Erasmus+

20.11.2018

Projeto municipal “Moinhos” distinguido com o Prémio Boas Práticas Erasmus+

O projeto “Moinhos – formar para inovar”, desenvolvido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, foi distinguido, no dia 15 de novembro, com o Prémio Boas Práticas Erasmus+ 2018.
A distinção foi atribuída à segunda edição deste projeto, executada em 2016 e 2017, com o objetivo de facilitar a mobilidade internacional de jovens, através da realização de estágios, em diversos setores profissionais, pelo período de três meses, em nove países europeus.

As boas práticas ao nível da equipa de trabalho caracterizada por conhecimentos sólidos na gestão do programa, da eficaz seleção e preparação dos participantes, dos métodos de avaliação e monotorização dos estágios durante o ciclo de vida de todo o projeto, da avaliação do projeto, e da execução financeira que atingiu os 100%, com a realização de mais mobilidades do que as previstas, levaram à atribuição deste Prémio. A estes fatores acresce ainda a relação de confiança e cooperação entre os elementos do consórcio, que assegura o cumprimento dos objetivos propostos e os resultados alcançados. O consórcio é constituído pelo Município de Torres Vedras e por seis escolas parceiras: Escola de Serviços e Comércio do Oeste, Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, Externato de Penafirme, SEMINFOR, Escola Secundária Henriques Nogueira e Escola Secundária Madeira Torres.

No que se refere aos resultados, o projeto “Moinhos – formar para inovar” levou ao aumento da empregabilidade dos jovens formados em Torres Vedras, a um maior número de jovens com planos de vida concretos e sustentáveis, à melhoria da oferta formativa das escolas, ao aumento da atratividade da formação profissional, à multiplicação da capacidade de intervenção e alargamento de parcerias internacionais, à valorização e visibilidade das regiões de maior interioridade e dedicadas ao setor primário, ao crescimento do interesse da população por projetos internacionais e de aprendizagem ao longo da vida, e ao aumento da consciência europeia.

Sublinhe-se que desde a primeira edição do projeto, que arrancou em 2014, foram atribuídas 180 bolsas, com uma subvenção europeia de 1.218.836 euros. Encontra-se, neste momento, a decorrer a quarta edição do projeto, com a mobilidade de 36 jovens, até dezembro. Em 2019 decorrerá a quinta edição do projeto, em que serão atribuídas mais 52 bolsas, com um orçamento de 315.772,00 euros.

O Prémio Boas Práticas Erasmus+, atribuído pelas Agências Nacionais Erasmus+ Juventude em Ação e Educação e Formação, reconhece anualmente os melhores projetos do programa Erasmus+ nas áreas da Juventude, Educação e Formação. Na cerimónia de entrega dos prémios, que decorreu na Casa da Histórias Paula Rego, em Cascais, esteve em representação do Município a vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino.

Última atualização: 21.11.2018 - 10:17 horas