Projeto “Praia Segura” foi de novo reforçado

30.09.2020

Imagem da viatura do projeto

O projeto “Praia Segura” foi levado a cabo pelo 12.º ano.

Recorde-se que este projeto tem como atividade central o patrulhamento da costa do Concelho por um nadador-salvador e um elemento da Autoridade Marítima Nacional, num veículo devidamente equipado para a prestação do serviço de prevenção e assistência a banhistas.

De referir que entre os dias 20 de junho e 20 de setembro deste ano, durante 930 horas, esse veículo percorreu 6.050 km (média diária de 62 km).

Ao todo, os tripulantes do mesmo foram responsáveis naquele período por 11 intervenções, tendo as mais relevantes se relacionado com o salvamento e/ou recolha de animais (37%), primeiros socorros (27%) e acidentes aquáticos/socorro a náufragos (18%).

Em 2020 o “Praia Segura” contou com o apoio das seguintes entidades: capitanias dos portos de Peniche e de Cascais, Instituto de Socorros a Náufragos, Paixão Seguros, Fidelidade Seguros, Kontraproduções, Transportes Paulo Duarte, Extincêndios, Pneutorres, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Guarda Nacional Republicana, concessionários de praia do Concelho e um conjunto de restaurantes de praias do Concelho (Hotel Promar, Grão de Areia, Bar Portal, Navio Restaurante, Do Pisão, Noah Beach House, Búzios, Medusa Louge Beach Bar, Bronzear Beach Bar & Restaurant, Esplanada Real "A Formosa", Varandinha Bar, Acqua Beach Bar, Vela d'Ouro Restaurante, Pizzaria La Rampa, Pizzaria Mamma Mia, Restaurante La Fontana, Hotel Restaurante Praia Azul e Clube Naval da Praia da Assenta).

Também inserido no “Praia Segura”, foi levado a cabo pelo segundo ano o projeto de cariz voluntário “Alerta | Parapente”, em que, pela prática desportiva de parapente, se desenvolveu uma atividade de prevenção e de alerta relativamente a situações de socorro nas praias e zonas costeiras do Concelho.

No âmbito do projeto “Alerta | Parapente” foram realizados 78 voos, também durante os dias 20 de junho e 20 de setembro (aproximadamente 28 horas de voo), tendo por meio do mesmo se efetuado avisos a caminheiros, desportistas e banhistas para diversas situações de perigo e se prestado informações a vários caminheiros que percorriam trilhos junto às arribas.

De realçar que tendo em conta o contexto de pandemia que se vive causado pela doença COVID-19, foi necessário este ano efetuar um upgrade ao projeto “Praia Segura”, nomeadamente reforçando a vigilância e sensibilização dos banhistas (relativamente a questões de ordem de segurança sanitária) por meio da atividade de um vigilante que realizou as suas deslocações numa moto 4 (percorrendo a costa do Concelho entre Porto Novo e a Foz do Sizandro), bem como introduzindo assistentes de praia nas praias de Santa Helena, Guincho e Formosa para receber os banhistas e gerir a capacidade de ocupação desses locais.

Última atualização: 01.10.2020 - 17:21 horas