Projeto "Atitude Positiva" tem apresentado excelentes resultados

28.06.2012

O projeto Atitude Positiva está a ser levado a cabo pelo oitavo ano letivo consecutivo.

Promovido pelo Académico de Torres Vedras com o apoio da Câmara Municipal, este projeto surgiu, recorde-se, como uma resposta principalmente a problemas de comportamento existentes nos estabelecimentos de ensino envolvidos relacionados com o consumo de substâncias proibidas. Pretende-se, por isso, com esta iniciativa, criar condições favoráveis à adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis por parte dos estudantes, mediante a promoção de competências pessoais e sociais, a divulgação de informação e o acompanhamento e encaminhamento de situações de risco, para além de se facultar formação complementar aos agentes educativos.

Tendo-se iniciado em 2004/05 nas escolas básicas 2/3 Gaspar Campello, do Maxial e de São Gonçalo, abrangendo 712 alunos, o Atitude Positiva envolve atualmente 2212 alunos dos 1.º, 2 .º e 3.º ciclos do ensino básico de todos os agrupamentos de escolas verticais do concelho (agrupamentos de escolas dos Campelos, da Freiria, do Maxial, Padre Francisco Soares, Padre Vítor Melícias e São Gonçalo).

De referir, também, que esta iniciativa inclui atualmente o apoio às transições escolares do 1.º para o 2.º ciclo do ensino básico.

Os resultados do projeto são até ao momento bastantes positivos, tendo o mesmo já sido inclusivamente elogiado pela Ordem dos Psicólogos e apresentado em congressos internacionais.

Publicado: 22.04.2013 - 18:31 horas