Proteção Civil de Torres Vedras testa 13 cenários de emergência

02.05.2011

No passado dia 28 de abril, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras realizou um exercício de teste ao novo Plano Municipal de Emergência, através do qual se procurou manter a prontidão e assegurar a eficiência de todos os agentes envolvidos.

O exercício teve por base a ocorrência fictícia de um sismo, com a capacidade de gerar a ocorrência de tsunami e consequente alerta.

Com a realização deste simulacro exigiu-se uma articulação entre as 17 entidades envolvidas para uma resposta rápida e operacional aos 13 cenários de emergência criados, e que passaram por teatros tão diversos como: acidente com camião de transporte de matérias perigosas, perigo de queda de árvores para a via pública, rotura e queda de poste da PT, rotura da conduta de água e danos em marco de incêndio, deslizamentos de terras, queda de estruturas na escola EB1 Padre Francisco Soares, queda de antena de comunicações no Posto da GNR de Santa Cruz, risco de tsunami, acidente com embarcação de pesca, entre outras situações. Com efeito, esta foi a primeira vez que se verificou a simulação de uma emergência em meio aquático, uma área importante de socorro num concelho com 20 quilómetros de costa Atlântica.

Todas as entidades convocadas responderam prontamente às convocatórias para as reuniões da Comissão Municipal de Proteção Civil, todos os contactos foram estabelecidos de forma articulada e todas as entidades trabalharam de forma organizada.

Este tipo de exercício é muito importante para manter toda a estrutura de socorro ordenada, sendo possível limar arestas de situações que apenas se verificam poder ser otimizadas quando testadas. Todos os intervenientes salientaram a importância da realização destes simulacros no sentido de se mecanizarem procedimentos o que permitirá uma eficiente comunicação e resposta de todos os agentes de proteção civil em situações reais.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Publicado: 22.04.2013 - 18:28 horas