Quintas visitaram mais uma vez o Convento da Graça

23.03.2015

“As Quintas” vieram pelo segundo ano consecutivo ao Convento da Graça por meio do evento Sopas de Pedra.

Dando continuidade à abordagem realizada a este tema o ano transato neste evento e que prosseguiu em julho, na Azenha de Santa Cruz, nos Chás de Pedra, a sala polivalente daquele histórico espaço religioso de Torres Vedras acolheu nas três primeiras sextas feiras de março os colóquios: "As quintas das ordens religiosas em Torres Vedras: a quinta de Alcobaça e a quinta da Granja da Tamuja (Runa)”, “A quinta do Hespanhol: um património da Família Perestrello” e “A quinta cisterciense de Valverde: um património de Santa Maria de Alcobaça que fora Paço Regio“. Foram oradores nestas sessões, em que à degustação da história se juntou a da gastronomia local (por meio de sopas, claro está, bem como de vinhos e de queijos), respetivamente, Carlos Guardado da Silva (diretor do Arquivo Municipal), Nunziatella Alessandrini (Centro de História de Além Mar – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa e Universidade Aberta) e Manuela Catarino (Instituto de Estudos Medievais – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa).

155 participações foram contabilizadas nesta nona edição das Sopas de Pedra, iniciativa que já marca o período de final de inverno/início de primavera em Torres Vedras, e que é organizada pela Câmara Municipal.

A temática “A Quinta” continuará a ser abordada, em julho, na Azenha de Santa Cruz, no evento Chás de Pedra.

Última atualização: 29.04.2020 - 18:30 horas