Quinzena da Floresta

02.04.2008

Crianças e jovens alegres e empenhados a ajudar os jardineiros municipais na plantação de árvores foi uma situação que se repetiu com frequência de 10 a 27 de Março na “Quinzena da Floresta”, uma iniciativa que a Câmara Municipal levou a cabo de forma a assinalar o Dia da Árvore e o Dia Mundial da Floresta (21 de Março).

As acções desta Quinzena tiveram início naquele primeiro dia com a plantação de 33 árvores na Escola EB 2,3 S. Gonçalo, em que participaram cerca de 600 alunos.

No dia seguinte, com o apoio da “Liberty Seguros”, cerca de 100 alunos do Externato de Penafirme estiveram envolvidos na plantação de árvores no Pinhal desta localidade (onde realizaram um piquenique) e em Porto Novo.

No dia 14 de Março, cerca de 270 crianças da Escola do 1.º Ciclo n.º 1 de Torres Vedras participaram na plantação de árvores em Porto Novo, almoçaram no ex-Karting de Santa Cruz e realizaram actividades lúdicas neste espaço.

Entre os dias 17 e 20 de Março teve lugar no Centro de Educação Ambiental o “Ateliê da Primavera” em que crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo pintaram desenhos de frutas e jogaram ao “Dominó das Frutas”. À margem da “Quinzena da Floresta” este Ateliê prosseguiu de 24 a 28 de Março com actividades relacionadas com o Dia Mundial da Água.

No dia 19 de Março foram entregues árvores e arbustos às Juntas de Freguesia do concelho nos Viveiros Municipais.

A 24 de Março crianças participantes no Programa “Tempo de Férias” plantaram árvores perto da Avenida Poente e no Parque Verde da Várzea; e foram distribuídas árvores e arbustos à população neste último local e no Jardim do Choupal.

A terminar este conjunto de actividades, no dia 27 de Março, mais uma vez crianças participantes no Programa “Tempo de Férias”, plantaram 20 pinheiros mansos no Parque Verde da Várzea, no âmbito de um Projecto da Livraria “Livrododia” denominado “Carbono Zero”, bem como outras 22 árvores provenientes dos Viveiros Municipais igualmente naquele local.

De referir que a “Quinzena da Floresta” contou com o apoio da Direcção-Geral dos Recursos Florestais.
Publicado: 22.04.2013 - 18:16 horas