"Azenha de A dos Cunhados, 5 Séculos de História" apresentado nas "Festas da Cidade"

13.11.2012

A Azenha de A dos Cunhados, um elemento patrimonial de sobeja importância para a História desta localidade bem como de relevo para a do concelho, é o tema de um livro apresentado no dia 10 de novembro, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho, no âmbito das Festas da Cidade.

Editada pela Câmara Municipal em colaboração com a Pró-Memória – Associação Cultural e Etnológica de A dos Cunhados, esta publicação, intitulada Azenha de A dos Cunhados, 5 Séculos de História, tem como autoras Maria Natália da Silva e Maria da Graça Lourenço.

Segundo refere o presidente da Câmara Municipal, Carlos Miguel, acerca deste livro “as autoras souberam-nos contar a historia da Azenha de A dos Cunhados de uma forma original, levando-nos muito para além da construção propriamente dita, procurando (e  conseguindo!) dar-nos a conhecer toda a trajetória histórica, através dos seus proprietários, de quem ali labutou uma vida, dando um rosto humano àquelas paredes que ali estão em perfeita convivência com o aglomerado urbano de A dos Cunhados”.

O contexto económico, histórico e tecnológico associado à construção e laboração da referida azenha é também uma temática abordada no livro Azenha de A dos Cunhados, 5 Séculos de História.

A publicação pode ser adquirida na Biblioteca Municipal de Torres Vedras, no Museu Municipal Leonel Trindade, no Posto de Turismo de Torres Vedras, no Posto de Turismo de Santa Cruz e no Edifício dos Paços do Concelho.

Última atualização: 04.10.2022 - 13:20 horas