"Carnaval de Torres" movimenta cerca de nove milhões de euros na economia local

10.04.2013

Imagem da sessão de apresentação dos resultados do Estudo da Avaliação do Impacto Económico do Carnaval de Torres Vedras

O Carnaval é um evento com um forte impacto na economia local torriense.

O que empiricamente era evidente, agora foi comprovado cientificamente por meio de um estudo efetuado pelo Grupo de Investigação em Turismo da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria, o qual foi apresentado por Francisco Dias (coordenador do estudo), no dia 9 de abril, no Centro de Apoio ao Empresário, em Torres Vedras.

Esse documento apurou que o Carnaval de Torres 013 teve um impacto de cerca de nove milhões de euros na economia local, estimando-se que o evento tenha recebido cerca de 350 mil visitas.

Segundo também o Estudo da Avaliação do Impacto Económico do Carnaval de Torres Vedras, a procura do Carnaval de Torres Vedras, em detrimento de outros, foi justificada pelo público principalmente com o facto de ser o mais próximo do local da residência (48,2%), o mais tradicional (33,5%), ter a melhor animação (32,4%) e ter sido recomendado (13,8%). 67,5% dos inquiridos da parte do público mascararam-se.

De acordo ainda com aquele documento, em 2013 o corso de sábado à noite foi o que teve mais afluência do público (33,5%), semelhante à do corso de segunda-feira à noite (29,8%), à do corso de terça-feira à tarde (28,3%) e à do corso de domingo à tarde (28,1%).

Os empresários locais estimam que o carnaval tem um impacto de 31% no seu volume de negócios.

O mencionado estudo baseou-se em inquéritos feitos a 2.349 visitantes e a 168 empresários durante a edição deste ano do Carnaval de Torres.

Um outro estudo apresentado na referida sessão, por Uriel Oliveira, da consultora de comunicação Cision, concluiu que o Carnaval de Torres 013 valeu cinco milhões de euros no mercado mediático, tendo dado origem a 331 notícias em vários órgãos de comunicação nacionais e estrangeiros.

Ainda na mesma sessão o presidente da Câmara Municipal, Carlos Miguel, destacou o facto de os referidos estudos comprovarem a importância e a dimensão do Carnaval de Torres Vedras, sendo este ”um assunto sério, com grande impacto nas economias locais e regionais”.

Estiveram presentes na sessão de apresentação dos resultados do Estudo da Avaliação do Impacto Económico do Carnaval de Torres Vedras elementos da Câmara Municipal e da empresa municipal Promotorres, presidentes de juntas de freguesia, elementos de grupos de mascarados que participaram no Carnaval de Torres deste ano, da Real Confraria do Carnaval de Torres e de grupos carnavalescos, outros foliões, representantes de forças de segurança, empresários e órgãos de comunicação social.

Última atualização: 27.05.2013 - 01:08 horas