"O Mar" e "Napoleão" vencem STATIC - Concurso de Homens-Estátua

27.08.2012

"O Mar", por João Saraiva arrecadou o prémio do júri

No passado sábado, 25 de agosto, Santa Cruz "parou" para a realização do STATIC - Concurso de Homens-Estátua. "Napoleão" (Carlos Ferreira) e "O Mar" (João Saraiva) foram os eleitos da noite e vencedores do prémio do público e do prémio do júri, respetivamente. O movimento do Largo Jaime Batista da Costa, local onde decorreu esta final, foi dado pelos milhares de pessoas que assistiram a este grande espetáculo que faz de Santa Cruz a capital das artes performativas, pelo período de uma semana.

Depois da realização das diversas performances dos artistas, que aconteceram de segunda a sexta-feira e de onde saíram duas performances/por noite para a finalíssima, a 6.ª edição do STATIC contou com os seguintes finalistas:

1. "(Des)Rendilhão do Tempo" (Elisabete Nobrega  e Sandra Bernardo)
2. "A Conquista" (Fidel Barros e Sandra Gomes)
3. "Vasco Santana" (Sérgio Gomes)
4. "O Mar" (João Saraiva)
5. "A Cabeleireira" (Zsuzsanna Hollósty e Mafalda Jorge)
6. "Napoleão" (Carlos Ferreira)
7. "Catarina Eufémia" (Ana Filipa Marques)
8. "Mago/Xamã" (Vitor Hugo Almeida)
9. "Banco de Jardim" (Maria João Silva)
10. "Oriana" (Cátia Ferreira)

O prémio do público, atribuído por contabilização de votos depositados em urna fechada, foi então entregue a Carlos Ferreira com a sua representação "Napoleão". A sua performance contabilizou um total de 467 votos e o prémio foi de 250€.
O prémio do júri, no valor de 650 €, foi decidido por Bruno Ferreira, Vereador da Câmara Municipal de Torres Vedras, Brígida Lucas, representante do Académico de Torres Vedras e António Bártolo, artista plástico torriense. A atribuição recaiu sobre João Saraiva, com a sua representação intitulada "O Mar".
O júri decidiu-se ainda pela atribuição de menções honrosas a "(Des)Rendilhão do Tempo" (Elisabete Nobrega  e Sandra Bernardo), "A Conquista" (Fidel Barros e Sandra Gomes) e "A Cabeleireira" (Zsuzsanna Hollósty e Mafalda Jorge), que receberam um prémio monetário no valor de 125 € cada.

Verifica-se, de ano para ano, um interesse cada vez maior do público que visita Santa Cruz pela realização desta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras e que visa dinamizar culturalmente o núcleo urbano de Santa Cruz, fomentar a criação artística nas artes performativas e proporcionar a todos os visitantes e participantes momentos de pura magia!

Publicado: 22.04.2013 - 18:32 horas