Reabilitação Paisagística da Encosta do Choupal

PARU.09 - Reabilitação paisagística da Encosta do Choupal

Empreitada em execução

Esta operação integra o Plano de Ação de Regeneração Urbana – PARU

A Reabilitação Paisagística da Encosta do Choupal integra o Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU), no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Torres Vedras.

O espaço da intervenção é o que estabelece a ligação entre a requalificação do Parque do Choupal, e uma zona periférica da cidade, mais desqualificada.

A ausência de tratamento paisagístico e ambiental adequado evidencia-se em contraponto com a envolvente já requalificada. Com efeito, a ponte pedonal de ligação ao casco histórico de Torres Vedras, a recente requalificação do Parque do Choupal, adjacente à área desta intervenção a sul, tornaram ainda mais premente a intervenção nesta área, de modo a estabelecer a ligação entre este parque verde e a comunidade local, promovendo a aproximação das duas áreas, assim como a sua vivência urbana.

Além da desqualificação ambiental, importa ainda salientar a instabilidade que a encosta apresenta. Muros e taludes inconsistentes criam pouca estabilidade às habitações que se situam no topo da encosta e impossibilitam a utilização deste espaço de forma segura. A instabilidade global é acentuada, de forma recorrente, pela inexistência de um sistema de drenagem eficiente que conduza as águas pluviais, em vez destas se infiltrarem no terreno.

Imagem 3D do projeto de Reabilitação Paisagística da Encosta do Choupal.

Propõe-se assim, pela presente operação, a requalificação do espaço público, através da requalificação dos espaços verdes existentes, criando e interligando espaços de estadia e circulação, promovendo a mobilidade e acessibilidade entre as diferentes cotas.

Nesse sentido, serão demolidas algumas estruturas dissonantes existentes, nomeadamente anexos a edifícios e alguns muros degradados, serão construídos novos muros, e serão requalificadas estruturas edificadas degradadas, possibilitando, desta forma, a criação de um percurso pedonal pela encosta, fazendo a ligação do Parque do Choupal a três acessos à Rua Aníbal Gaspar, vencendo, de forma suave, as diferenças de cota que caracterizam o local.

Entre os dois patamares intermédios atualmente existentes na encosta, será criada uma zona de lazer/estadia, com a instalação de várias peças de mobiliário urbano, onde será possível o descanso ou a prática de atividades lúdicas. Devido à boa exposição solar, será instalada uma pérgula para a criação de sombras na referida área.

Imagem 3D do projeto de Reabilitação Paisagística da Encosta do Choupal.

O patamar superior será alargado para a criação de cinco hortas urbanas, que servirão o espaço edificado requalificado. A poente deste patamar será construído um pequeno anfiteatro, um muro de alvenaria de pedra e serão plantadas árvores de pequeno porte, criando uma zona de estadia e contemplação da envolvente, em especial o Parque Verde do Choupal e a cidade.

A restante área será ocupada por espaços verdes, que exigem pouca manutenção, constituídos por vegetação arbustiva, algumas árvores e cobertura herbácea, integrando, deste modo, o espaço objeto de intervenção na envolvente requalificada do Parque Verde do Choupal.

A concretização desta reabilitação assume-se assim como um instrumento essencial na “qualificação e modernização do espaço, equipamentos e ambiente urbano, incluindo espaços verdes e mobiliário urbano”, dando cumprimento às prioridades de investimento inscritas no Portugal2020 e alinhando-se com as estratégias de desenvolvimento urbano sustentável, nacionais e europeias, que colocam hoje a regeneração urbana como instrumento essencial de revitalização das cidades, nas suas dimensões urbana, ambiental, social e económica.

NÚMEROS

Área: cerca de 1.350 m2

Custo total elegível: 890.232,43€

Apoio financeiro da União Europeia: 85% pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional