Torres Vedras

Riberalves

01.11.2015

Riberalves

A Riberalves é uma empresa 100% nacional, sediada em Torres Vedras, líder nacional e referência mundial na indústria e comercialização do bacalhau, produzindo 29 mil toneladas/ano.

Fundada em 1985, focou-se exclusivamente no setor do bacalhau a partir de 1990, com a inauguração da sua primeira unidade industrial, em Torres Vedras. A partir de 2003, com o investimento efetuado numa nova unidade industrial, na Moita, naquela que é hoje a maior fábrica mundial de transformação de bacalhau, a Riberalves aumentou a sua capacidade produtiva em 60% e apostou no desenvolvimento de um novo produto, que veio responder às novas tendências de consumo: o bacalhau pronto a cozinhar.

Riberalves

Com este produto, a empresa propôs uma reinvenção do consumo de bacalhau, mediante um processo que assenta na cura tradicional portuguesa, mas ao qual foi acrescentado a demolha e ultracongelação, ou seja, colocando-o no mercado pronto a cozinhar, e ultrapassando dessa forma os constrangimentos habitualmente relacionados com  o consumo caseiro.

O consumo do bacalhau continua a reinventar-se - Ricardo Alves, administrador

O bacalhau pronto a cozinhar assume uma importância cada vez mais relevante na faturação desta firma e é igualmente um forte dinamizador das suas exportações – a Riberalves está presente em mais de 20 países  e o mercado internacional representa 40% do seu volume de negócios.

Fundada em 1985, a Riberalves cumpre em 2015 o seu 30.º aniversário e tem vindo a desenvolver ao longo do ano várias iniciativas de ativação de marca, vocacionadas para o contacto com os consumidores. Destaque para a presença da empresa em eventos como a Volvo Ocean Race Lisboa, a Feira de S. Pedro (Torres Vedras), a Feira de S. Mateus (Viseu), a FATACIL (Algarve) e o Festival Nacional de Gastronomia (Santarém)  e no Mercado da Ribeira (Lisboa).

Riberalves

De referir que o Grupo Riberalves integra, para além da Riberalves,  as empresas NovoDia (setor do café), AdegaMãe (vinhos e enoturismo)  e Riberalves Imobiliária.

  • Nome: Riberalves, sa
  • Localização: Est. Nacional 8, Carvalhal – Turcifal, Apartado 134, 2564-910 Torres Vedras 
  • Fundação: 1985
  • N.º de funcionários: 450
  • Área de atividade: Indústria e comércio de bacalhau
  • Faturação: 148 milhões de euros (2014)
  • Administração: João António Alves, Manuela Alves, Ricardo Alves e Bernardo Alves
  • Contactos: 261 950 000 | www.riberalves.pt | riberalves@riberalves.pt