Torres Vedras

Rota Histórica das Linhas de Torres integra itinerário cultural europeu

10.04.2019

Fotografia do Forte de São Vicente

A Rota Histórica das Linhas de Torres - RHLT integra o itinerário cultural europeu Destination Napoleon, um dos 33 Itinerários Culturais do Conselho da Europa. Estes Itinerários são rotas que envolvem países e regiões e que se organizam em torno de um tema cuja história, interesse artístico e cultural seja europeu, quer pela sua localização geográfica ou pelo seu conteúdo e significado. O Conselho da Europa lançou este programa em 1987 com a finalidade de demonstrar, através da viagem no espaço e no tempo, como o património cultural da Europa se desenvolve através das fronteiras.

O itinerário Destination Napoleon, gerido pela Federação Europeia das Cidades Napoleónicas, engloba 60 cidades de 13 países, desde Portugal até à Rússia. A rota pretende unir as várias cidades europeias cuja história se relaciona com Napoleão, uma figura de interesse para a maioria dos europeus e que influenciou o contexto geopolítico contemporâneo e o desenvolvimento da “ideia de Europa”.

A RHLT aderiu à Federação Europeia das Cidades Napoleónicas em 2018, passando a integrar o itinerário cultural europeu Destination Napoleon. Esta associação, que procura a valorização patrimonial e promoção turística das Linhas de Torres Vedras, é composta pelos municípios de Torres Vedras, Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira.

Enquanto produto cultural e turístico, a RHLT dispõe de seis percursos que integram um conjunto de obras militares recuperadas, apoiados por uma rede intermunicipal de seis centros de interpretação. Os percursos são temáticos e refletem cada um dos aspetos mais marcantes do território onde estão inseridos.

voltar ao topo ↑