Torres Vedras

Santa Cruz: Passeio Dos Poetas

01.07.2016

Antero

Com a chegada do verão, convidamo-lo a [re]visitar Santa Cruz aos olhos de Antero de Quental, João de Barros e Kazuo Dan, três notáveis poetas que, em diferentes épocas, escolheram esta estância balnear para passar as suas férias, rendendo-se aos encantos e beleza, da outrora pequena praia de pescadores, inspirando-se  para compor admiráveis textos poéticos.

Comece por visitar, na Azenha de Santa Cruz, a exposição alusiva a estes poetas, ficando a conhecer algumas curiosidades sobre a vida e a permanência dos mesmos em Santa Cruz.

Após a visita à exposição, dirija-se ao Alto da Vela, tal como em tempos fez Antero de Quental e Kazuo Dan, para contemplar o extenso areal que borda toda a costa com as suas finas areias douradas. Regressando ao centro da aldeia, percorra o passeio marítimo e suba a escadaria Júlio Vieira em direção à esplanada Antero de Quental, onde se deparará com a escultura em homenagem ao poeta e filósofo que durante a sua estada em Santa Cruz, no verão de 1870, compôs alguns dos seus sonetos filosóficos, entre eles o Justitia mater, no qual cita o mar que tanto o inspirou.

Antero

Bem próximo situa-se a Pensão Mar lindo, um dos locais de eleição do poeta João de Barros para passar as suas férias na companhia de sua mulher Raquel Queirós, e um pouco mais à frente o tributo ao poeta japonês Kazuo Dan, o qual viu em Santa Cruz o destino ideal para passar umas merecidas férias onde pudesse interagir o seu Ser com o céu e a terra, enamorando-se pelo pôr-do-sol de Santa Cruz, considerando-o como o mais belo sol poente.

Continuando o passeio, bem junto à arriba, encontrará o monumento em homenagem a João de Barros, eterno apaixonado pelo mar e que descreveu Santa Cruz como “um dos mais fascinantes lugares de repouso e sonho que existe no Mundo”.

Continue o seu percurso em direção à Rua Professor Kazuo Dan e procure a casa onde o poeta viveu, terminando o périplo a degustar uma iguaria na Cervejaria Boca Santa, e deixe-se seduzir pelo poente arrebol.

E porque estamos no verão e há tanto para ver e fazer, fique no Hotel Santa Cruz e usufrua da vasta programação “Onda de Verão” que preparámos para si e aproveite para usufruir do nosso mar aprendendo a surfar com a Noah Surf & Soul, a qual lhe proporcionará uma experiência inesquecível.

Antero

Cervejaria Boca Santa
Esplanada Antero de Quental, n.º7
Santa Cruz
2560-455 Silveira
Tel. 261 931 514

Hotel Santa Cruz
Rua José Pedro Lopes
Santa Cruz
2560-498 Silveira
Tel. 261 930 330

Noah Surf & Soul
Praia da Física
Santa Cruz
Tel. 965 385 945 / 918 083 508
E-mail: surf@noahsurfhouseportugal.com