Semana da Visão teve a sua oitava edição

08.11.2021

Imagem do concerto sensorial do grupo Albaluna

A Semana da Visão foi realizada pelo oitavo ano, no Concelho, entre os dias 25 e 29 de outubro.

Sensibilizar a população para a temática da deficiência visual e para os cuidados a ter com a visão são os principais objetivos da iniciativa, sendo que na edição deste ano da mesma se pretendeu também celebrar o oitavo aniversário do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual (GADV) de Torres Vedras.

Do programa da edição deste ano da Semana da Visão saliente-se o concerto sensorial realizado pelo grupo musical torriense Albaluna no Centro de Artes e Criatividade, ao qual assistiram 30 pessoas, de entre as quais utentes do GADV e do Serviço de Apoio à Deficiência Visual do Município da Lourinhã.

De referir também, da oitava edição da Semana da Visão, a caminhada por Torres Vedras “Andar na Rua: Que acessibilidades?”, na qual participaram 21 pessoas (algumas delas utentes do GADV), e que se constituiu como um momento de discussão informal relativamente às novas acessibilidades existentes na Cidade e à adequação das mesmas à população cega ou com baixa visão; os 172 rastreios à visão, realizados pela Pax Ótica, na Escola Básica Gaspar Campello e na Escola EB 2,3 Padre Vítor Melícias, os quais se destinaram a alunos, professores e elementos não docentes; as “Conversas revelando a (D)Eficiência”, realizadas na Escola Básica da Fonte Grada; e a tertúlia de música, teatro e poesia, que teve lugar no espaço cultural Porta 5.

A oitava Semana da Visão foi organizada pela Câmara Municipal, com a colaboração do Município da Lourinhã, tendo contado com a parceria dos agrupamentos de escolas Padre Vítor Melícias e Henriques Nogueira - que se destacam enquanto agrupamentos de escolas de referência para alunos cegos e de baixa visão - e das empresas Pax Óptica e Ataraxia.

Publicado: 08.11.2021 - 18:18 horas