Semana Europeia do Desporto: Promoção do desporto e atividade física na escola

25.09.2020

Imagem gráfica com uma fotografia do programa Primeira Onda

A Semana Europeia do Desporto decorre de 23 a 30 de setembro. Trata-se de uma iniciativa da Comissão Europeia, com o objetivo de promover o desporto e a atividade física em toda a Europa e junto de todos os cidadãos. O principal tema da campanha é #BeActive, incentivando cada um a manter-se ativo durante todo o ano.

As crianças e jovens em idade escolar representam um segmento especialmente importante na promoção da atividade física e do desporto. Por essa razão, a Semana Europeia do Desporto em Portugal tem um dia reservado exclusivamente para as escolas, o Dia Europeu do Desporto na Escola, a exemplo do que acontece em 42 países.

A Organização Mundial de Saúde recomenda uma hora de exercício físico diário, no mínimo, para crianças e jovens, pois é nesta etapa da vida que adquirem as bases da sua literacia motora e adotam hábitos de vida saudáveis. Em Portugal, a prática continua muito abaixo dessas recomendações.

No entanto, a área de Educação Física tem vindo progressivamente a assumir um papel central na atividade das escolas, não só pela dinâmica natural intrínseca à disciplina, cativante para a maioria dos alunos, mas também pelo crescente consenso na comunidade escolar quanto aos benefícios que o exercício físico regular promove ao nível das capacidades cognitivas, mentais e sociais dos alunos, além dos evidentes ganhos em saúde.

Ciente da “rentabilidade social” do investimento nesta área, o Município de Torres Vedras, em parceria com a comunidade escolar, tem vindo a implementar alguns projetos que visam complementar o trabalho que os professores e educadores desenvolvem em prol do bem-estar e felicidade dos seus alunos:

• O “Escola Ativa” combate a obesidade e o excesso de peso infantil em alunos do 1.º ciclo, através de uma hora extra de atividade física e sessões de desenvolvimento de competências emocionais relacionadas com alimentação, em escolas onde os valores são mais preocupantes;
  • O “FitEscola” pretende monitorizar a aptidão física e motora dos alunos do 1.º ciclo, através da aplicação de uma bateria de testes aos alunos inscritos nas Atividades Extra Curriculares (cerca de 99%);
  • O projeto de “Natação do 1.º ciclo” permite que todos os alunos dos 3.º e 4.º anos do Concelho, frequentem uma aula de natação semanal. Devido às condicionantes impostas pela pandemia atual, esta atividade foi este ano letivo substituída por aulas de Educação Física em espaço escolar;
  • O “Voleibol no 1º ciclo” é um projeto de desenvolvimento de destrezas motoras específicas da modalidade;
  • O “Primeira Onda” é um programa educativo de surf e conhecimento do mar, destinado às freguesias do litoral do Concelho;
  • O “Um Dó Li Tá” centra-se no desenvolvimento de uma das coisas importantes que as crianças devem fazer: brincar;
  • O projeto “Mini Agostinhas” desenvolve competências na utilização da bicicleta, promovendo o seu uso em contexto escolar, junto dos alunos dos 1.º e 2.º anos das escolas da Cidade;
  • O “Moving and Learning Outside” procura promover novas estratégias educativas onde o movimento e o usufruto do espaço exterior seja nuclear para o desenvolvimento global das crianças em idade pré-escolar.

Este ano letivo terá início no Concelho um programa inovador de coadjuvância curricular em Educação Física no 1.º ciclo. Esta iniciativa consiste num professor de Educação Física coadjuvar o professor titular da turma, uma hora por semana, na lecionação e avaliação das competências de Expressão Físico-Motora, previstas nas Orientações Programáticas para o 1.º ciclo do ensino básico.

Os tempos que vivemos tornaram ainda mais notória a necessidade de aquisição de hábitos de vida saudáveis e de ferramentas e técnicas mentais que potenciam o desempenho face a desafios. A disciplina de Educação Física é das mais valiosas neste contexto e, por isso, deverá ser cada vez mais relevante no plano curricular.

Publicado: 25.09.2020 - 10:53 horas