Serviço Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras

01.05.2012

Serviço Municipal de Protecção Civil de Torres Vedras

Esta equipa existe para zelar por si! Este mês apresentamos-lhe quem está por trás do Serviço Municipal de Proteção Civil [SMPC] de Torres Vedras e trabalha para o seu bem-estar.

Os grandes objetivos da atividade deste serviço ligam-se com a prevenção dos riscos coletivos e ocorrência de acidentes graves ou catástrofes, atenuando esses riscos ou limitando os seus efeitos; além disso procura assistir e socorrer pessoas e outros seres vivos em perigo e proteger bens e valores culturais, ambientais e de elevado interesse. Quando ocorre um acidente grave ou uma catástrofe é à Proteção Civil que compete apoiar a reposição da normalidade na vida das pessoas. Para que sejam cumpridos estes objetivos existe a equipa do SMPC de Torres Vedras que conta com a colaboração de vários agentes de proteção civil locais e serviços internos da autarquia, que desenvolvem as suas tarefas de forma coordenada para um conhecimento mais aprofundado da realidade. Assim, o SMPC agrega e orienta os vários serviços internos da autarquia no sentido da salvaguarda de pessoas e bens e possui uma estrutura simples e prática:

Fernando Barão

(Comandante Operacional Municipal)

Marta Rodrigues

(Chefe de Divisão de Planeamento Estratégico para a Sustentabilidade)

Sérgio Morais

(Técnico Superior do Serviço Municipal de Proteção Civil)

No que se traduz em concreto o trabalho desta equipa?

Na área do planeamento, o SMPC elaborou o Plano Municipal de Emergência, o Plano Prévio de Intervenção para o Centro Histórico e o Plano Municipal de Defesa da Floresta (em parceria com o Gabinete Técnico Florestal). Além dos planos prepara dispositivos de segurança para determinados eventos, sinaliza locais e áreas de risco nas praias e arribas, emite licenças para a realização de queimadas e envia comunicados meteorológicos.

Na área da sensibilização, destaque para o programa “A Proteção Civil vai à Escola” através do qual são realizadas, ao longo do ano letivo, ações de sensibilização sobre sismos e incêndios urbanos nas escolas de ensino básico do concelho. Realizam-se ainda vários exercícios e simulacros em escolas, lares, empresas e espaços públicos.

A vertente da prevenção e segurança rodoviária é também alvo de forte aposta desde a adesão do Município, em 2008, à Carta Europeia de Segurança Rodoviária.

No que respeita à vertente operacional, o SMPC apoia os demais agentes de proteção civil do concelho, nomeadamente aquando de cheias, inundações, deslizamento de terras, derrames de líquidos combustíveis, entre outras situações.

Da esquerda para a direita: Fernando Barão, Sérgio Morais e Marta Rodrigues

Serviço Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras