Serviço Municipal de Proteção Civil

20.04.2020

Desde o início da pandemia provocada pela doença COVID-19 que o Município tem desenvolvido um intenso trabalho para fazer face à mesma no Concelho. Nesse sentido, foram auscultados alguns serviços municipais que têm estado na "primeira linha" no âmbito desse trabalho. O Serviço Municipal de Proteção Civil foi um deles. Fica aqui o testemunho do técnico deste serviço municipal Filipe Machado Dias:

“Realizamos toda a coordenação e gestão de meios no âmbito do trabalho do Município para fazer face à pandemia causada pela doença COVID-19. Para além disso, temos também realizado ações mais específicas, como a instalação e gestão do centro de testes à COVID-19 em Torres Vedras, a criação de salas de isolamento em espaços municipais ou a dinamização da campanha “Fique em Casa”. Com a delegação de Torres Vedras da Cruz Vermelha criámos um banco de voluntários que já conta com mais de 145 elementos. De uma forma geral a população tem tido um comportamento positivo, não obstante algumas lamentáveis exceções relacionadas com a aglomeração de pessoas, mas resolvidas in loco pelas forças de segurança”.

De referir ainda outras ações que o Serviço Municipal de Proteção Civil tem levado a cabo no âmbito do combate no Concelho à pandemia causada pelo novo corona vírus: elaboração do Plano de Contingência Interno do Município e do Plano de Contingência de Âmbito Municipal e implementação das respetivas medidas; organização de sessões de esclarecimento; prestação de esclarecimentos a munícipes e empresas sobre restrições e medidas implementadas; coordenação e acompanhamento da preparação dos hospitais de campanha e espaços de retaguarda para lares, hospital e profissionais de saúde; aquisição, gestão de stocks e distribuição de equipamentos de proteção individual; e coordenação do programa municipal de distribuição gratuita de máscaras de proteção individual.

Última atualização: 27.04.2020 - 16:12 horas