Sessão de lançamento do Livro “Azenha de Santa Cruz - o Espaço, a História e as Gentes”

29.03.2007

A sessão de lançamento do Livro “Azenha de Santa Cruz - o Espaço, a História e as Gentes” realizou-se no dia 10 de Março, no Edifício dos Paços do Concelho.

Esta publicação, da autoria de Guilherme Miranda, Maria dos Anjos Luís e Maria da Graça Lourenço, pretende valorizar e preservar aquele elemento patrimonial de enorme valor etnológico, histórico e cultural, pois a sua salvaguarda passa, não apenas pela sua recuperação física, mas também pela sua documentação. Segundo explica o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Miguel, no Prefácio da obra, pretende-se, com esta, traçar “a história possível do monumento, das gentes que ali habitaram e labutaram, faz-se uma análise clara das características arquitectónicas e do funcionamento da Azenha, ao mesmo tempo que se procura enquadrá-la no espaço mais vasto e envolvente que é Santa Cruz”.

Nesta sessão foi, igualmente, apresentado o projecto de recuperação do imóvel, elaborado pelo Arquitecto Bruno Ferreira. Estando já concluído o levantamento arqueológico do local pelo Museu Municipal, terá início, finda a época balnear, a respectiva obra, que transformará a Azenha de Santa Cruz no Posto de Turismo desta localidade.

O Livro “Azenha de Santa Cruz - o Espaço, a História e as Gentes” pode ser adquirido nas Livrarias de Torres Vedras, no Edifício dos Paços do Concelho, no Posto de Turismo de Torres Vedras, no Museu Municipal e na Biblioteca Municipal.
Publicado: 22.04.2013 - 18:12 horas