Sessão de lançamento do livro “Os Guardadores do Tempo”

25.01.2007

O Edifício dos Paços do Concelho acolheu, no dia 20 de Janeiro, o lançamento do livro “Os Guardadores do Tempo”, da autoria do torriense António Augusto Sales.

Este trabalho, editado pela Câmara Municipal e apresentado pelo escritor Miguel Real, incide, segundo o seu autor, na “memória colectiva de acontecimentos e de gente, gente que no deambular pela vida representou o seu papel no grande palco da minha cidade. (…) Registei e recriei um painel de factos e personalidades que desde finais do século XIX até ao último ano do século XX pintaram o fresco da vida da então pequena vila de Torres Vedras, hoje cidade, crónica real, por vezes romanceada, dos acontecimentos que contribuíram para transformar atitudes, agitar a sociedade ou estimular apenas o prazer lúdico de viver. Não é, pois, um livro histórico nem erudito, quanto muito o retrato à la minute de diversas trajectórias cruzadas que ajudaram a preservar as raízes da grande árvore do tempo”.

“Os Guardadores do Tempo” é o oitavo trabalho inserido na colectânea “Linhas de Torres”, a qual aborda a História do Município no âmbito de temáticas diversificadas, sendo produzida por autores torrienses. Um traço comum une estas obras: o de contribuírem para o auto-conhecimento dos torrienses, do seu passado, do seu presente, desbravando caminhos para o futuro. É também um sinal de confiança nos investigadores de Torres Vedras, na sua criatividade, que tem ajudado à afirmação de uma identidade, por meio da partilha de resultados de investigações cientificamente conduzidas, de leituras de realidades, de perspectivas de desenvolvimento.
Publicado: 22.04.2013 - 18:12 horas