Sistema de reciclagem e valorização de resíduos resultantes da actividade hortícola realizada em estufas

05.08.2008

A Câmara Municipal, em parceria com a Associação de Horticultores de Torres Vedras e a empresa “Recimicro”, tem vindo a implementar um sistema inovador de reciclagem e valorização de resíduos resultantes da actividade hortícola realizada em estufas.

Horticultores que laboram no concelho têm entregue estes materiais previamente tríados - plásticos (excepto PVC), bidons sem produtos químicos, tubos de rega e vasos não termoformados - nas instalações da referida empresa (situadas na zona industrial do Paul), os quais são transformados em caixas, em plástico em manga e em novos tubos de rega. Aqueles horticultores beneficiam, em contrapartida, de descontos na aquisição de caixas e de outros produtos.

Recorde-se que o concelho de Torres Vedras é o maior produtor de hortícolas do país. A actividade hortícola realizada em estufas situadas no município representa uma área de cerca de 600 hectares.

Com a implementação deste sistema pretende-se contribuir para pôr fim aos problemas ambientais do concelho causados por essa actividade.
Publicado: 22.04.2013 - 18:18 horas