Sistema dunar de Santa Rita está a ser protegido

18.07.2011

Imagem do sistema dunar de Santa Rita

O sistema dunar de Santa Rita tem vindo a ser alvo de medidas de proteção.

Nos últimos anos este espaço foi-se degradando devido a diversos fatores como o pisoteio, a circulação de veículos e a ação de agentes erosivos (ventos e marés).

Por essa razão a Câmara Municipal tem vindo desde 2005 a executar algumas intervenções neste sistema dunar com vista à sua recuperação.

Essas intervenções consistiram no redimensionamento do parque de estacionamento existente no local, na construção de passadeiras pedonais de acesso à praia, na instalação de uma vedação e de sinalização condicionadora do acesso ao sistema dunar e na recente colocação de um passadiço pedonal entre as praias de Santa Rita norte e sul durante a época balnear.

Os resultados destas intervenções, que incidiram numa área de 5,5ha e ascenderam a cerca de 100 mil euros, já vão sendo visíveis: verifica-se o início da estabilização do sistema dunar, a evolução favorável do seu volume e o aumento da densidade do seu coberto vegetal.

Futuramente a Câmara Municipal procederá à monitorização sistemática do referido espaço dunar, estando também prevista a instalação no mesmo de regeneradores dunares (constituídos por varas de vime ou canas), nas áreas onde se regista maior deslocação de areia.

Colabore neste trabalho que tem vindo a ser realizado, não danificando o sistema dunar de Santa Rita com pisoteio ou deposição de lixo!

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Publicado: 22.04.2013 - 18:29 horas