Sistemas de Informação Rodoviária em Tempo Real

28.06.2018

A cidade de Torres Vedras vai ser no futuro dotada de Sistemas de Informação Rodoviária em Tempo Real.

Este projeto, previsto no PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) e no PAMUS (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável)consiste na instalação de painéis digitais informativos com indicação dos tempos de espera e outras informações úteis (como horários, tarifas/bilhetes, alterações ocasionais de serviços e outras informações sobre mobilidade), a colocar nas paragens de autocarros ou junto a interfaces de transportes.

Inclui mais concretamente a instalação de MUPI’s Digitais (mobiliário urbano para informação) e painéis de LED’s. Para além das paragens de chegada e confluência, que serão equipadas de MUPI’s e painéis de LED’s, propõe-se a instalação dos painéis de LED’s em mais 13 paragens BUS da cidade, completando de forma mais integral a rede de paragens, e ainda na proximidade da estação de comboios, na praça de táxis com maior afluência no centro da cidade e no terminal rodoviário (neste local um MUPI e painel digital), totalizando 25 painéis de LED’s e 15 MUPI’s.

Em relação às localizações propostas para os equipamentos a instalar, foi tida em conta principalmente a afluência de utilizadores e o maior número de percursos diferentes por paragem.

Os painéis serão colocados de forma a garantir boas condições de percetibilidade das mensagens neles contidas e acautelar a normal circulação e segurança dos peões nas vias pedonais.

Em complemento das duas principais componentes do projeto (painéis LED’s e MUPI’s), está ainda previsto uma plataforma de controlo (para receber o posicionamento GPS dos autocarros, tratar e gerir essa informação e enviar os tempos espectáveis de chegada dos autocarros às paragens e mensagens de aviso e/ou comerciais do sistema) e uma app móvel para os utentes.

Pretende-se desta forma promover a competitividade dos transportes públicos face ao transporte individual, por meio da adotação de soluções tecnológicas inovadoras e atrativas para a utilização dos primeiros, contribuindo-se para a redução das emissões de gases de efeito de estufa e do ruído produzido pelo tráfego automóvel.

NÚMEROS

Valor: 496.046 euros (cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional)

Prazo: 2.º semestre de 2019