SmartFarm Colab recebeu prémio atribuído pela Revista de Vinhos

06.02.2023

Imagem do vice-presidente da direção da Associação Smart Farm Colab, Samuel Pereira, com o Prémio da Revista de Vinhos

A SmartFarm Colab foi galardoada com o Prémio de Inovação/Investigação do Ano no âmbito dos Prémios “Os Melhores do Ano 2022” promovidos pela Revista de Vinhos.

A atribuição dessa distinção aconteceu numa cerimónia realizada no passado dia 3 de fevereiro, na Sala do Arquivo do Centro de Congressos da Alfândega do Porto, na qual estiveram presentes cerca de mil pessoas, entre as quais a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e o secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda.

De referir também que no âmbito da 26.ª edição dos prémios da Revista de Vinhos foram atribuídas distinções, em, ao todo, 25 categorias, a diversos projetos e protagonistas das áreas do vinho, da inovação, da gastronomia e do enoturismo.

Recorde-se que a Associação Smart Farm Colab é um laboratório colaborativo criado por iniciativa da Câmara Municipal, o qual está a funcionar oficialmente desde abril de 2020, atualmente em instalações do INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária), situadas na Quinta da Almoinha (Dois Portos). Constitui-se como um consórcio formado por empresas privadas, universidades e laboratório de Estado e autarquia, visando a investigação aplicada de e para a agricultura e abordando desafios atuais relacionados com esta área económica, incluindo as alterações climáticas, a inteligência artificial e a economia circular. Tem como objetivo maior acelerar a digitalização da agricultura, sendo que a sua agenda de inovação incide em quatro eixos estratégicos: inovação; formação; sensibilização para as tecnologias digitais; e serviços e produtos para o setor. Está especialmente vocacionada para oferecer soluções às pequenas e médias empresas agrícolas, trabalhando especialmente nas fileiras da viticultura, fruticultura e horticultura. Mais informação sobre a Smart Farm Colab pode ser obtida nos respetivos site e Linkedin.

Última atualização: 09.02.2023 - 12:26 horas