Torres Vedras acolheu a nona edição do seu duatlo

10.04.2019

O atletismo e o ciclismo voltaram a "dar as mãos" em Torres Vedras para a realização da nona edição do duatlo da cidade, que se realizou no dia 7 de abril.

O mesmo foi constituído por uma prova do campeonato nacional individual da modalidade na distância sprint e por uma outra aberta a todos os participantes. No total, estiveram 163 atletas em prova.

Os 5.000 metros da primeira corrida desta primeira prova foram percorridos com duas voltas ao Parque Verde da Várzea, e incluíram a passagem por piso de terra batida, de alcatrão e de algum empedrado. Os posteriores 19.000 metros de ciclismo tiveram início na zona do CAERO e percorreram a variante, em três voltas. De referir que as condições atmosféricas dificultaram o percurso do ciclismo, tornando o piso mais escorregadio, pelo que os atletas tiveram que pôr à prova toda a sua perícia e técnica. Na segunda corrida da prova do campeonato nacional, de 2.500m, os atletas realizaram mais uma volta ao Parque Verde da Várzea.

Sublinhe-se que esta prova foi muito disputada até ao final, tanto no setor feminino como no masculino, tendo os vencedores da mesma sido decididos nos últimos 500 metros.

O vencedor na categoria masculina foi Gil Maia, da Associação Lince Triathlon, com o tempo de 54m23s, conquistando dessa forma o título de campeão nacional individual de duatlo. Em segundo lugar classificou-se Marco Miguel, do Clube Praças da Armada, com o tempo de 54m32s, e em terceiro João Ferreira, do Estoril Praia Credibom, com 54m34s.

Na categoria feminina venceu Liliana Veríssimo, do Núcleo do Sporting da Golegã, com 1h04m56s. Liliana Alexandre, do OutSystems Olímpico de Oeiras, terminou a prova em 1h05m06s conquistando o segundo lugar do pódio, tendo Rita Maria Lopes, do Boavista FC, obtido o terceiro lugar com o tempo de 1h05m12s.

Em termos coletivos, a vitória em femininos coube ao Outsystems Olímpico de Oeiras com Liliana Alexandre, Céu Nunes (1h08m42s) e Marisa João (1h11m52s); no setor masculino o melhor clube em prova foi o Clube Praças da Armada com Marco Miguel (54m32s), João Bragadeste (54m47s) e Pedro Lomba (56m58s).

O IX Duatlo de Torres Vedras foi organizado pela A.M.C.R. Fonte Grada em parceria com a Federação de Triatlo de Portugal, e com o apoio da Câmara Municipal.

Última atualização: 11.04.2019 - 17:41 horas