Torres Vedras acolheu o 2.º Congresso de Alojamento Local Oeste Portugal

11.12.2019

Fotografia do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras a discursar no 2.º Congresso de Alojamento Local Oeste Portugal em qeu

A segunda edição do Congresso de Alojamento Local Oeste Portugal decorreu no dia 4 de dezembro, no Teatro-Cine de Torres Vedras. O encontro contou com cerca de 250 participantes que se juntaram para debater os desafios inerentes à atividade turística e soluções para aumentar a competitividade e dinâmica do setor na região.

A sessão de abertura ficou a cargo do vereador do Planeamento Estratégico e Territorial da Câmara Municipal de Torres Vedras, Bruno Ferreira, do primeiro secretário da Comunidade Intermunicipal do Oeste - OesteCIM, Paulo Simões, e da diretora da Associação Empresarial da Região Oeste - AIRO, Carla Martins. Seguiu-se um painel dedicado ao tema “O Alojamento Local na Estratégia do Turismo”, no qual foi abordada a importância do alojamento local para criação de um destino turístico de sucesso.

No segundo painel, moderado por Sérgio Félix, da AIRO, dedicado ao tema “O Regime Jurídico e Fiscal do Alojamento Local”, estiveram em análise questões relacionadas com a legislação e segurança.

A inovação no alojamento local, com especial enfoque nos produtos endógenos e na criação de experiências para os clientes, foi o tema do último painel que contou com moderação de Daniel Pinto, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste. Coube, depois, ao presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, encerrar no evento.

Sublinhe-se que no concelho de Torres Vedras estão registadas 206 unidades de alojamento local, que contam com um total de 1090 camas. No ano corrente, até à data, foram efetuados 46 registos, mais quatro em comparação com o ano anterior. O território da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira destaca-se, no universo concelhio, na área do alojamento local, com 98 registos e 573 camas. De realçar também neste particular as freguesias da Silveira (com 50 registos e 220 camas) e de São Pedro da Cadeira (com 22 registos e 112 camas).

O 2.º Congresso de Alojamento Local Oeste Portugal foi organizado pela AIRO e OesteCIM com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Última atualização: 18.12.2019 - 15:00 horas