Torres Vedras associou-se a campanha mundial relacionada com efeméride da área da saúde

12.09.2022

Imagem da iluminação do obelisco evocativo das Guerras Peninsulares

A Câmara Municipal associou-se à campanha do Dia Mundial para a Sensibilização e Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne e de Becker, a qual foi dinamizada em Portugal pela Associação Portuguesa de Neuromusculares, tendo, nesse âmbito, sido iluminado de vermelho, na noite de 7 de setembro, o obelisco evocativo das Guerras Peninsulares, situado na Praça 25 de Abril, em Torres Vedras.

De referir que a distrofia muscular de Duchenne é a forma mais frequente de distrofia muscular, afetando principalmente crianças do sexo masculino. Caracteriza-se pela degeneração progressiva e irreversível da musculatura esquelética, levando a uma fraqueza muscular generalizada. Trata-se de um distúrbio genético de caráter recessivo, que leva à perda progressiva dos movimentos, afetando inicialmente os membros superiores, com hipertrofia progressiva dos músculos afetados.

A distrofia muscular de Becker está relacionada com a distrofia muscular de Duchenne no sentido em que ambas resultam de uma mutação genética na distrofina. Constitui-se como uma doença hereditária recessiva, caracterizada por progressiva fraqueza dos músculos das pernas e da bacia.

De forma a sensibilizar e a consciencializar para as referidas distrofias musculares, monumentos e outros locais por todo o mundo foram iluminados de vermelho no passado dia 7 de setembro.

Última atualização: 13.09.2022 - 10:52 horas