Torres Vedras conta com novos percursos pedonais

08.07.2021

Imagem de troço da Rua Maria Barreto Bastos

Foram criados recentemente em Torres Vedras um conjunto de percursos pedonais.

Esta intervenção - uma operação gizada no âmbito do PAMUS (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável) e do PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) - desenvolveu-se em três percursos, a saber: um que liga a Rua Maria Barreto Bastos à Escola EB 2,3 de S. Gonçalo (passando pela Rua Villenave d’Ornon, Rua António Leal d’ Ascenção e Rua do Clube de Ténis de Torres Vedras); um outro que liga a Escola Secundária Henriques Nogueira à Rua Santos Bernardes (passando pela Rua José da Silva Anacleto, Praceta Dr. Vilela e Rua Luís Brandão de Melo); e ainda um outro que liga a Rua S. Gonçalo de Lagos ao Parque Regional de Exposições (pela Rua Raimundo Porta).

De referir que estes novos percursos pedonais foram integrados em passeios e zonas de circulação já existentes, funcionando em canal próprio, com pavimento diferenciado. Na confluência dos novos percursos pedonais com as passagens de peões os passeios foram rebaixados, tendo ainda nessas zonas de confluência se instalado sinalização tátil.

De referir também que se procedeu à eliminação de barreiras arquitetónicas existentes ao longo destes novos percursos pedonais, com, nomeadamente, a eliminação de degraus e de uma rampa com desnível excessivo e a construção de rampas com inclinação acessível.

A intervenção representou um investimento de 199.139,94 euros (o qual foi comparticipado em 148.173,66 euros pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Última atualização: 09.07.2021 - 15:57 horas