Torres Vedras discutiu a saúde no Ciclo de Conferências a Oeste

22.05.2019

Fotografia da sessão de encerramento da conferência, que esteve a cargo de Ana Umbelino, vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras.

O Ciclo de Conferências a Oeste – Torres Vedras 2019 teve início este sábado, 18 de maio, no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho. O encontro contou com 62 participantes, entre profissionais de saúde de centros hospitalares, clínicas e agrupamentos de centros de saúde, assim como representantes de farmácias, instituições particulares de solidariedade social e empresas.

“As Pessoas no Centro do Sistema e das Políticas de Saúde” foi o tema da conferência, cuja sessão de abertura contou com Laura Rodrigues, vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

“Descentralização: O desafio do Serviço Nacional de Saúde do Futuro” deu o mote à participação de Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde, a que se seguiu a intervenção de Luís Campos, diretor do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental - CHLO, sobre “Integração de Cuidados: apresentação do programa de cuidados integrados de doentes crónicos complexos do CHLO/ACES Lisboa”.

Ainda no âmbito da integração de cuidados, a apresentação do programa de hospitalização domiciliária do Centro Hospitalar do Oeste esteve em destaque. O programa terá início no próximo trimestre e foi o foco do primeiro painel de discussão, moderado por Cristina Campos, presidente da Novartis Portugal. “A complementaridade entre o setor público, privado e social como fator de proximidade e satisfação das pessoas” esteve no centro do segundo painel de discussão, que contou com moderação de Nelson Fontainhas, da empresa Deloitte. Já a sessão de encerramento esteve a cargo de Ana Umbelino, vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Com o Ciclo de Conferências a Oeste – Torres Vedras 2019, o objetivo do Fórum Saúde Século XXI e da Câmara Municipal de Torres Vedras passa por debater o impacto do Sistema Nacional de Saúde - SNS na sociedade, assim como promover a reflexão sobre expectativas e desafios em torno deste sistema, cujo 40º aniversário se assinala este ano.

"Inteligência Artificial ao serviço da saúde e das pessoas" é o tema da próxima conferência, que está marcada para o dia 21 de setembro, enquanto "A descentralização e uma visão para o futuro da saúde no Oeste" dá o mote à última conferência, que decorre a 23 de novembro.

Publicado: 22.05.2019 - 20:06 horas