Torres Vedras e Alenquer assinam protocolo de cooperação com município grego

26.04.2018

Torres Vedras e Alenquer assinam protocolo de cooperação com município grego

Os Municípios de Torres Vedras e Alenquer, enquanto “Cidade Europeia do Vinho 2018”, assinaram um protocolo de cooperação com o Município de Rethymno, na ilha grega de Creta. Foi no passado fim-de-semana que Carlos Bernardes e Pedro Folgado, presidentes das câmaras municipais de Torres Vedras e Alenquer, estiveram naquela localidade para assinar um memorando de entendimento que pretende ajudar no estabelecimento de uma rede de municípios do vinho na Grécia.

Carlos Bernardes sublinhou que, da distinção enquanto “Cidade Europeia do Vinho 2018”, decorre uma estratégia comum para o desenvolvimento e promoção da economia e do turismo locais. O Autarca destacou ainda o empenho em promover uma atividade económica global que una um vasto conjunto de cidades, regiões e países europeus.

O trabalho em rede foi também salientado por George Marinakis, presidente da Câmara Municipal de Rethymno, que lembrou o papel desenvolvido pela Rede Europeia das Cidades do Vinho - RECEVIN ao longo de 18 anos. Um trabalho de cooperação que este acordo pretende enriquecer através da partilha de conhecimento e experiências que caracterizam a identidade de cada região, estabelecendo, desta forma, relações que se baseiem na amizade e no respeito entre os membros da Rede.

O memorando de entendimento foi assinado entre os Municípios de Rethymno, Torres Vedras e Alenquer, assim como a RECEVIN, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho – AMPV, a Associação Espanhola de Cidades do Vinho – ACEVIN, a Città del Vino - Associação Italiana de Cidades do Vinho e a rota cultural europeia Iter Vitis – Les Chemins de la Vigne. No horizonte está a disseminação dos valores e das atividades destas organizações, bem como a definição de formas de geminação entre as cidades europeias do vinho.

Publicado: 26.04.2018 - 09:23 horas